Compartilhe

domingo, 4 de maio de 2014

4º SALÃO DE ARTE ENCERRA COM DIVULGAÇÃO DO JÚRI POPULAR

Paralelos I: Ton Bezerra
Será encerrado no próximo dia 6 de maio, às 19 horas, na Galeria Trapiche Santo Ângelo, o 4º Salão de Arte de São Luís, promoção da Prefeitura de São Luís, através da Fundação Municipal de Cultura – FUNC. Na oportunidade, será divulgado o resultado do Júri Popular, com a premiação acontecendo no momento do encerramento do evento. Estão previstas realizações de performances com os artistas Jene Ribeiro (selecionada), Erivelton Viana (premiado) e Hélio Martins (dançarino e performer).

A Comissão de Seleção do Salão de Arte foi formada por Wagner Barja, diretor do Museu Nacional da República, de Brasília – DF, artista visual, arte-educador, crítico de arte e curador de renome internacional, e por Carlos Eduardo Bitu Cassundé, mestre pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. 

Atualmente ele é o curador do Museu de Arte Contemporânea – MAC, do Ceará, e Coordenador do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes. Nesta edição do evento, o Salão, que é regido por lei, bateu um recorde de inscrições. Cento e setenta e cinco artistas concorreram, com duzentas e sessenta e seis obras.

Ao todo, foram selecionadas 50 obras de 40 artistas maranhenses ou radicados no Maranhão. Desse total, seis artistas foram escolhidos pelo júri de premiação, formado por Divino Sobral, de Goiânia, e por Patrícia Azevedo, de Minas Gerais. Divino Sobral desenvolve trabalhos em desenho, pintura, bordado, objeto, escultura, instalação, performance, fotografia, vídeo e intervenção na paisagem. Patrícia Azevedo é artista e professora de fotografia da Universidade Federal de Minas Gerais, onde articula o Festival Internacional de Fotografia – FIF. 

Pesando prós e contras, o IV Salão de Arte de São Luís contabilizou grandes avanços, e enfrentou alguns problemas, tais como a desclassificação de algumas obras pela Comissão Organizadora, por ferirem itens do regulamento do Salão.

Prêmio do Júri Popular

Os jurados foram escolhidos pelo próprio diretor da Galeria Trapiche, o escritor, jornalista, designer e Mestre em Ciências Sociais, Paulo Melo Sousa, atendendo a solicitações dos artistas locais, que exigiram que os membros das comissões devem ser de fora do Maranhão, e que tivessem profunda competência na área. “A escolha foi criteriosa e antenada com as linguagens contemporâneas, o que confere ao Salão um salto qualitativo reclamado pelos artistas que participaram do evento”, diz Paulo Melo Sousa.

Além dos prêmios técnicos, o Salão oferece ainda um prêmio de 6 (seis) mil reais, atribuído por um júri popular, formado por frequentadores do evento, e que será entregue no próximo dia 6 de maio. O escolhido será um dos participantes do Salão e que não recebeu premiação técnica por parte da Comissão de Premiação. Para este ano, a proposta é que o Salão cresça e adquira feição mais profissional, com premiações ampliadas e abrangência nacional. Para tanto, a lei que rege o Salão está sendo modificada. 

Apesar das dificuldades e das críticas, muitas delas pertinentes, o Salão cumpriu seu papel e representou um momento importante na cena cultural local, sobretudo pelo fato de abrir espaço para a exposição de trabalhos importantes nas mais variadas linguagens estéticas no universo das artes visuais.

Serviço

O quê? Encerramento do 4º Salão de Arte de São Luís

Quando? Dia 06 de maio de 2014, às 19 horas

Onde? Galeria Trapiche Santo Ângelo (Av. Vitorino Freire, s/nº - Praia Grande, defronte do Circo da Cidade) – Centro Histórico.

Entrada Franca.

Fonte: Ascom / Prefeitura de São Luis

Nenhum comentário: