Compartilhe

domingo, 25 de maio de 2014

ALIANÇA DO PDT COM SARNEY É UMA POSSIBILIDADE

Em 2000, Jackson Lago e Roseana, comemorando a vitória dele na eleição de prefeito de São Luis
O PDT do Maranhão precisa se pronunciar oficialmente e deixar claro de que lado estará na eleição de 2014.

Uma nota do partido seria a melhor forma de dissipar as especulações sobre uma possível guinada pedetista em direção à oligarquia Sarney, indicando o vice-governador na chapa de Lobo Edinho (PMDB).

A possibilidade está dada, desde que o PDT foi rifado na vice-governadoria prometida na chapa de Flavio Dino (PCdoB).

Dino tinha apalavrado a vice aos pedetistas, mas teve de mudar os planos, em função da conjuntura nacional. 

Sem o apoio do PT nacional, restou ao comunista montar o palanque de Aécio Neves (PSDB) no Maranhão e entregar a vice ao deputado federal tucano Carlos Brandão.

Dino também precisava do tempo de propaganda eleitoral do PSDB.

Considerando que o PDT já é "de casa", ou seja, está integrado ao condomínio, Flavio foi em busca do que não tinha: os tucanos.

Mas, ao entregar a vice ao PSDB, Dino provocou um certo constrangimento no PDT, que sonhava não só com o retorno ao Palácio dos Leões. Os pedetistas pretendiam também reaver o controle total da Prefeitura de São Luís em 2016.

No cenário de vitória de Flavio Dino, o plano maior dos pedetistas seria tomar a prefeitura de Edivaldo Holanda Junior (PTC). Para isso, precisariam ter poder no eventual governo comunista.

Rifados na vice, os pedetistas resmungam e ameaçam lançar a candidatura própria de Hilton Gonçalo, mas não estranhemos se o partido der uma guinada e compuser a chapa de Lobo Edinho (PMDB), o candidato da oligarquia Sarney.

Esse movimento não será o fim do mundo e nem algo a decepcionar ninguém. É apenas uma acomodação de interesses e alinhamento de forças.

O PDT se considera grande demais para ficar fora da chapa majoritária de Flavio Dino. Por isso é uma possibilidade a mudança de planos. 

Se João Castelo (PSDB), outrora considerado o atraso, vai entrar na campanha de Flavio Dino com "gosto de gás", não seria absurdo o PDT indicar o vice de Lobo Edinho.

O PDT faz parte da base do governo Dilma Roussef e controla o Ministério do Trabalho. Flavio Dino fez a opção por Aécio Neves e entregou a vice-governadoria aos tucanos. Os interesses nacionais do PDT não cabem neste palanque, que é da base do lulismo.

Outro dado novo foi a ascensão do deputado federal Weverton Rocha ao posto de vice-líder do governo Dilma Roussef (PT). 

No cenário nacional, os pedetistas estão alinhados ao palanque lulista-dilmista, representado por Sarney no Maranhão.

Os apaixonados podem considerar heresia o apoio do PDT a Sarney, visto que Jackson Lago foi perseguido e cassado pela oligarquia.

Porém, é bom lembrar que Jackson Lago, eleito prefeito de São Luís em 2000, comemorou a vitória tomando champanhe na casa de Roseana Sarney, com aquela famosa foto. 

Era o prenúncio de que os pedetistas, com Jackson Lago candidato a governador, marchariam com Roseana Sarney na candidatura presidencial de 2002, mas o plano foi decepado com a operação Lunnus. Só então o PDT retomou o campo da oposição. 

Depois disso, todos estiveram com todos e nada impede o PDT de uma aliança com Lobo Edinho. É normal no jogo político.

Nenhum comentário: