Compartilhe

segunda-feira, 6 de junho de 2016

FLÁVIO DINO ALINHA NA PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA, MAS DESTOA NA CULTURA

O governador Flávio Dino e o novo PGJ, segundo colocado na lista dos promotores e procuradores
O governador Flávio Dino (PCdoB) nomeou o promotor Luiz Gonzaga Martins Coelho como novo Procurador Geral de Justiça (PGJ) do Ministério Público do Maranhão.

A escolha do PGJ ocorreu mediante críticas, porque Luiz Coelho fora o segundo colocado na lista tríplice. Pela história de militância e compromissos assumidos na plataforma democrática, seria apropriado o governador nomear o mais votado; no caso, o promotor José Augusto Cutrim Gomes.

Mas, Flavio Dino preferiu encarar o desgaste de escolher o segundo, embora a regra da lista tríplice garanta que até o terceiro colocado pode vir a ser o PGJ.

A lista era composta pelos promotores de Justiça José Augusto Cutrim Gomes, Luís Gonzaga Martins Coelho e Justino da Silva Guimarães. Eles obtiveram, respectivamente, 212, 183 e 146 votos.

Óbvio que na sua opção o governador embutiu afinidades. É da natureza da política que o chefe do poder Executivo tenha aliados no Ministério Público.

No release oficial, Flávio Dino diz que há, no programa do promotor Luiz Gonzaga, uma ampla convergência entre o propósito do Governo de respeitar a independência das instituições, assim como também manter com elas uma relação harmônica em torno de objetivos comuns que possam ser desenvolvidos em favor da sociedade.

Enquanto busca aliados no Ministério Público, o governador sustenta em áreas sensíveis alguns nomes inconsistentes.

É o caso, por exemplo, do secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino, alvo de críticas entre artistas, militantes dos movimentos sociais, produtores culturais, jornalistas e apreciadores da vasta dimensão estética do Maranhão.

Qualquer pessoa minimamente informada sobre o ambiente cultural do Maranhão tece críticas a Galdino, uma figura política sem trânsito na vida artística e com pouca experiência de gestão.

Misteriosamente, Galdino é mantido no cargo, contrariando a busca de alinhamento do governador na formação da sua equipe e até na cúpula do Ministério Público.

3 comentários:

Anônimo disse...

Equivocadamente, Flávio e Márcio tem essa mania de apostar em engomadinhos. Fizeram assim nas recomendações na formação do governo Edivaldo, que até hoje patina na gestão. Melhorou quando chamou Canindé, Helena, Moacir etc ...
Para piorar, engomadinhos como Galdino transformam a secretaria em espaço próprio, tendo empregado uma dezena de amigos da Vale, que nada sabem de cultura. Ou seja, nem é bom na gestão e ainda ocupa cargos com amiguinhos usurpando um espaço político que não ajudou a construir. Gente que conhece o Setor e ajudou em campanhas, só assiste decepcionada com essa patacoada.

Anônimo disse...

Misteriosamente? esse mistério tem um nome que todos sabemos o qual é e qual o objetivo final. Flávio e Márcio são um equivoco por si só, e tem demonstrado isso com ações e conchavos pra lá de misteriosos.

Anônimo disse...

Uma boa pergunta para reflexão técnica sobre o governo Flávio Dino: QUAL O NÍVEL DE EFICIÊNCIA E UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS NO ATUAL GOVERNO? ATINGIR 1000% DE LUCRO PARA QUE? EXPLIQUE-SE SOBRE SUA ECON0MIA. Alguém no governo sabe responder tecnicamente a pergunta acima?