Compartilhe

terça-feira, 14 de junho de 2016

PAIXÕES, DINHEIRO E VIOLÊNCIA NA PASSAGEM DA TOCHA OLÍMPICA


Ninguém pode negar que a passagem da tocha olímpica por todas as regiões do Brasil é um espetáculo com alto poder de mobilização e apelo popular.

Sempre haverá de ter jogos e circo para agradar o povo, principalmente nos momentos de crise. É assim desde a Grécia antiga e no Império Romano, traduzindo as paixões humanas há séculos.

A passagem da tocha busca envolver a população na jornada que precede os jogos. Há de se reconhecer que, entre os selecionados para transportar a tocha, estão projetos sociais, jovens com histórias de superação, atletas vitoriosos e os gestores públicos.

Porém, essa festa tem um custo muito alto, mas nunca divulgado. O hotel mais luxuoso de São Luís – Luzeiros – estava tomado por hóspedes da comitiva da tocha.

As grandes empresas multinacionais aproveitam as multidões apaixonadas para divulgar suas marcas junto ao povo que se amontoa nas ruas para adorar o evento.

Associados à Fifa, CBF e ao Comitê Olímpico Internacional, os negócios do esporte movimentam bilhões de dólares no planeta, da construção de estádios aos anúncios de refrigerante.

O rastro da corrupção com as obras da Copa do Mundo está vivo.

No Brasil de tantas notícias negativas, a passagem da tocha está salvando nossa agenda midiática. Salvando, em termos.

Durante o percurso de São Luís, o evento foi marcado por violência da Polícia Militar (PM) do Maranhão contra jovens que aproveitaram a cobertura internacional para repudiar o governo interino Michel Temer (PMDB).

O protesto dos jovens foi recebido com pancadaria da PM.

Reagindo à repressão, o movimento OcupaMinc fez duras críticas à ação da PM, sob o comando do governador Flávio Dino (PCdoB).

Em tempos de crise, com tanta defasagem na Educação e na Saúde, não faz muito sentido uma derrama de dinheiro para celebrar os jogos olímpicos.

Também não faz sentido a violência para conter os protestos #ForaTemer.

Na guerrilha, os jovens agredidos queriam uns segundos na mídia golpista para denunciar o golpe. Ao fim, acabaram golpeados pela PM.

2 comentários:

Anônimo disse...

O governo do Flávio Dino não precisa mais de estudos ou reflexões, já está bem claro e definido. As ações que no inicio enganavam o povo com falas acaloradas já não tem força e nem colam mais, os números inventados já foram desmascarados por não serem explicados (qualquer administrador mediano sabe que gerar lucro de mais de 20% em uma organização pública ou privada é atestado de incompetência, imagina um número estratosférico de 1.000%.. NUNCA OUVI DIZER QUE SE LUCRA E NÃO SE INVESTE E A ORGANIZAÇÃO PROSPERA, ALIÁS, NO MARANHÃO PODE SIM porque praticamente todos os gestores desse governo não entendem bulhufas de suas pastas e não tem noção do que estão fazendo.. essa ação da PM é a cara desse governo que está perdidinho, perdidinho. Hoje é hilário acompanhar as ações do homem forte do governo que atende por Márcio Jerry que em minha avaliação está enterrando o PC do B do Maranhão e encerrando a vida política de Flavio Dino. Assinado: Maria

Anônimo disse...

Graças a Deus temos uma péssima safra no futebol e péssimo capital humano comandando entidades como CBF e FIFA. Assim, temos chance do povo cair na real... uma tocha passando por uma cidade que não tem parque botânico público, não tem escola pública (mais de 150 escolas comunitárias, não tem zoológico público e as escolas municipais que temos funcionam ao acaso. Governo Flávio? até pensei que faria a transição, mas os mesmos conchavos e as mesmas práticas explicam porque não saímos da casa do ZERO. Esse tal Márcio que ser parlamentar a qualquer custo, espero que não consiga, chega de mal caráter na política maranhense!