Compartilhe

domingo, 12 de junho de 2016

PESQUISA SEM BIRA DO PINDARÉ NÃO REFLETE O CENÁRIO REAL DA ELEIÇÃO EM SÃO LUÍS

Bira está nas inserções do PSB na TV e busca se viabilizar. Só a Econométrica não viu.
Qualquer pessoa razoavelmente informada sobre eleições em São Luís sabe que há espaço para uma candidatura além da polarização conservadora entre o prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT) e a deputada federal Eliziane Gama (PPS).

Assim, a pesquisa Econométrica, divulgada pelo jornal O Estado do Maranhão, está pela metade.

Faltou um componente essencial para integralizar o cenário - a participação do deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) na sondagem.

Soa estranho que Bira esteja figurando nas inserções do PSB na TV e não seja avaliado na consulta.

A pesquisa comete uma falha grave ao não incluir entre os pré-candidatos um nome que se movimenta no PSB para se viabilizar.

Embora tenha conflitos internos, como qualquer outro partido, o PSB está em processo de definição de candidatura.

Portanto, é questionável o critério adotado no levantamento da Econométrica.

Fica a desejar uma pesquisa que desconsidera um nome potencial para se viabilizar na eleição.

A Econométrica, encomendada pelo jornal O Estado do Maranhão, parece refletir os interesses de quem contratou, porque sondou apenas as duas pré-candidaturas polarizadas - o prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT) e a deputada federal Eliziane Gama (PPS) - e incluiu o deputado estadual Wellington do Curso (PP).

Rose Sales (PMB), Fabio Câmara (PMB) e João Bentivi também aparecem, mas o instituto excluiu o pré-candidato do PSOL Valdeny Barros.

Nesse enquadramento, a pesquisa não reflete o real cenário da disputa em São Luís. Em levantamentos anteriores, Bira estava posicionado entre os quatro primeiros.

Agora, estranhamente, o deputado socialista ficou fora. Se a pesquisa serve para aquecer a eleição e motivar a disputa, houve aí uma intenção de evidenciar apenas o que interessa ao contratante.

Um comentário:

Unknown disse...

Ora, amigo Ed!... Não é simples falha da pesquisa. O nome de Bira não entrou justamente para se o resultado desejado. Uma vez Bira fora, se altera totalmente o resultado de Eliziane e Wellington do Curso, este último certamente herdando votos do eleitor que não quer nem Eliziane e nem Edivaldo. O que Sobra?
Abs.
G.I.