Compartilhe

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

GALERIA TRAPICHE EXPÕE ACERVO TALVANE LUKATO

A Galeria Trapiche Santo Ângelo abre mais uma expoição. Desta vez, a memória dos meios de comunicação de massa estará exposta através da Mostra do Acervo Talvane Lukatto. O radialista e pesquisador do rádio brasileiro, Talvane Lukatto, sempre demonstrou interesse pela comunicação, prova disto é o fantástico acervo sobre a história do rádio brasileiro que conseguiu reunir ao longo do tempo.

Talvane começou sua paixão pelo rádio aos 11 anos de idade, sempre empregou seus próprios recursos na aquisição do acervo que hoje conta com 64 receptores antigos de rádios, 16 mil fitas cassetes com programas de várias partes do Brasil, 50 mil discos de vinil, dois mil adesivos de rádios de vários países, 5 mil DVDs com partidas de futebol, novelas, telejornais, programas eleitorais, minisséries, dentre outros.

O trabalho de Talvane Lukatto já foi divulgado em nível local, nacional e internacional. O acervo conta com material da Rádio BBC de Londres, Rádio Internacional da China, Jovem Pan (São Paulo), Aparecida AM (Aparecida do Norte - SP), Rio Mar (Manaus), Excelsior (Salvador), dos jornais Folha de São Paulo, Revista Zine (Jornal do Brasil), Revista Aerp (Curitiba), O Estado do Maranhão (São Luís), Jornal Pequeno (São Luís), Jornal O Imparcial (São Luís),  TV Difusora (Afiliada SBT - São Luís), TVE (Rio de Janeiro e São Luís), Globo News (Programa via Brasil) e canal 20 (TV a cabo – São Luís).

O pesquisador Talvane Lukatto já realizou em São Luís oito exposições de rádios antigos, tendo como temática o passado, o presente e o futuro do rádio brasileiro. Fazendo um passeio por várias épocas, cada uma representada por um receptor de rádio diferente. Em setembro de 2005, o pesquisador do rádio brasileiro Talvane Lukatto foi homenageado com uma placa pelo Sindicato dos Radialistas do Maranhão, pelos relevantes serviços prestados ao rádio maranhense.

A Galeria Trapiche funciona na Avenida Vitorino Freire, s/nº - Praia Grande, defronte do Circo da Cidade. A exposição estará aberta ao público no horário das 14 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Entrada Franca.

Nenhum comentário: