Compartilhe

domingo, 1 de setembro de 2013

RÁDIOS COMUNITÁRIAS APROVAM DIRETRIZ SOBRE AS ELEIÇÕES 2014 NO MARANHÃO

O 5º Congresso da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço) no Maranhão aprovou hoje o plano de lutas da entidade. Entre as diretrizes e propostas definidas, destaca-se a resolução para a conjuntura política.

O texto aprovado pelos delegados na plenária final do congresso definiu “o alinhamento político das rádios comunitárias do Maranhão às candidaturas do campo democrático-popular que assumam publicamente compromisso com os princípios da democratização da comunicação e pela mudança política, econômica e social no Maranhão”.

O congresso deliberou também que as rádios comunitárias vão deflagrar o debate na Abraço sobre a definição de um nome (candidatura) de deputado ou deputada federal para representar as emissoras na Câmara Federal.

Participaram do congresso representantes de rádios comunitárias de 10 regiões do Maranhão. A plenária final também elegeu a diretoria da entidade para o triênio 2014 – 2016. Luís Augusto Silva Nascimento, da rádio Bacanga FM, foi reconduzido à coordenação geral da Abraço Maranhão.

A plenária final aprovou ainda o engajamento das rádios comunitárias em todo o Maranhão na campanha “Para expressar a liberdade”, coordenada pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), com o objetivo de reunir 1,3 milhão de assinaturas para ingressar com um projeto de lei de iniciativa popular visando regulamentar os artigos 5º, 220, 221 e 222 da Constituição Federal, relacionados à quebra do monopólio midiático, distribuição equitativa de verbas publicitárias e fortalecimento das emissoras públicas.
 
“O projeto de lei de iniciativa popular é uma oportunidade para toda a sociedade brasileira se mobilizar em torno da quebra do monopólio dos meios de comunicação e reivindicar a distribuição de verbas publicitárias para as rádios e TV públicas, geralmente discriminadas pelo governo federal”, explicou Luis Augusto Nascimento.

Nenhum comentário: