Compartilhe

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

AGRICULTORES MARANHENSES EXPÕEM PRODUÇÃO EM FEIRA NACIONAL

O Maranhão participa da V Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Fenafra), no Rio de Janeiro, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Organizados em 14 grupos de produtores de diversos municípios do estado, agricultores, assentados da reforma agrária, extrativistas, mulheres trabalhadoras rurais, indígenas e quilombolas maranhenses expõem desde quarta-feira centenas de produtos do campo. A feira encerra domingo.

Os expositores levaram 125 frascos de mel e 70 embalagens artesanais; 452 produtos em cerâmica; 1.053 artigos indígenas; 2.000 sabonetes, 500 sabões, 50 kg de mesocarpo e 70 l de óleo babaçu; 400 rizomas de flores tropicais e 450 flores tropicais, 2.085 artesanatos de babaçu; 700 kg de farinha de mandioca; 230 produtos em fibra de bananeira e 60 kg de polpas de frutas, aproximadamente. Os produtos estão avaliados em R$ 65 mil reais.

A expositora Maria Domingas Marques Pinto, do União Clube de Mães de Itapecuru-Mirim, explica que essa é uma grande oportunidade de divulgar e comercializar os sabonetes, sabões, mesocarpos e óleos, todos feito com o babaçu.

“Nosso objetivo é divulgar os produtos e o trabalho do Clube de Mães. A feira é um espaço importante para arrumarmos compradores”, disse, acrescentando que a iniciativa do MDA vai fortalecer o trabalho.

O delegado do MDA no Maranhão, José Inácio Rodrigues, diz que o MDA vem realizando diversos projetos que visam fortalecer a agricultura familiar. “A Fenafra é o maior evento da agricultura familiar brasileiro. A exposição é uma vitrine e o nosso objetivo de trazer o agricultor familiar maranhense para a feira é aproximar o comprador do produtor e desta forma reforçar a comercialização dos produtos”, assegurou Rodrigues.


Fonte: Lanna Dryele Morais da Costa (Ascom/MDA-MA)

Nenhum comentário: