Compartilhe

domingo, 30 de novembro de 2008

PT: ARTICULAÇÃO EM MOVIMENTO

A tendência Articulação “Unidade na Luta” prepara encontros regionais e um seminário estadual para avaliar o resultado das eleições de 2008 e traçar a estratégia para a disputa interna do partido.

O Processo de Eleições Diretas (PED) será realizado em novembro de 2009 para renovar as direções municipais, estaduais e nacional do PT.

Os encontros e o seminário da Articulação estão programados para ocorrer no início do ano que vem.

Algumas pré-candidaturas a deputado estadual da tendência começaram a ser ventiladas, como a do ex-superintendente do Incra, Raimundo Monteiro; o ex-gestor do Luz para Todos, Edmilson Carneiro; o vice-prefeito de Coroatá, Domingos Alberto; e o vice-prefeito de Açailândia, Antonio Erismar.

Erismar foi Secretário de Agricultura de Açailândia e nas eleições de outubro compôs a chapa do tucano Ildemar Gonçalves, prefeito reeleito.

Dentro da Articulação forma-se um núcleo de militantes e dirigentes com disposição de debater novos rumos para a tendência, sem romper com os históricos, mas apresentando propostas e uma metodologia mais democrática no debate interno.

Esse novo núcleo defende, por exemplo, que a definição sobre candidaturas ao PED e às eleições 2010 seja feita de forma mais aberta e participativa.

Entre os componentes do núcleo estão o jornalista Ed Wilson Araújo; o gestor do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Inácio Rodrigues; o relações públicas Marlon Botão; o sindicalista Marlon Henrique; e o dirigente da Juventude PT, Paulo Romão. O professor universitário Almir Bruno também dialoga sobre novas perspectivas para o partido.

Eles pregam a unidade, mas querem discutir a renovação de quadros. Pretendem ainda dialogar com outros setores dentro da Articulação. Na conjuntura estadual, defendem a construção de uma terceira via que supere o maniqueísmo Sarney/Jackson.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ed wilson, sou completamente a favor da terceira via, no entanto que seja uma terceira via de fato, respaldada nos princípios ideológicos do nosso PT, com o intuito de fomentar a união partidária e nossa identidade política, sem ceder aos afagos de grupos políticos distantes de nossos ideais.Um grande Abraço

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Nelsinho,
É esse o caminho. O PT não pode mais funcionar com sublegenda, ora do PSDB, ora do grupo Sarney. Temos de construir um novo PT, além dessa dicotomia.
Ed