Através da Via Campesina, organização que congrega vários movimentos sociais, o MST circula uma carta denunciando a “montagem de um golpe” para derrubar o governo Jackson Lago (PDT) e entregar o comando do Estado ao grupo Sarney.
Sempre vigilante na formação política, o texto do MST peca na definição de oligarquia, como se o termo fosse referência apenas aos 40 anos pós-vitorinismo.
Nesses 40 anos fizeram parte da oligarquia muitos próceres da Frente de Libertação que elegeu Jackson Lago em 2006: dos Rocha aos Lago, mais o PSDB hegemônico no atual governo.
Na definição sociológica mais explícita, o método sarneísta de governar e até exacerbado em vários setores do governo Jackson Lago.
Leia o documento abaixo.
CARTA EM DEFESA DA DEMOCRACIA NO MARANHÃO
"A Via Campesina Brasil, composta pelos movimentos sociais do campo, pastorais e entidades – MAB, MPA, MMC, MST, PJR, CPT, CIMI, FEAB E ABEEF – vem expressar sua posição e denunciar à sociedade brasileira a ação traiçoeira que a oligarquia Sarney tenta impor ao povo do Maranhão.
"O Maranhão é um dos lugares do mundo que mais concentra terra. E isso é fruto da política latifundista e concentradora desenvolvida há mais de 40 anos por esta oligarquia.
Em 2006, o povo maranhense, em eleição democrática e popular, escolheu Jackson Lago governador do Maranhão e derrotou assim a mais atrasada e cruel oligarquia do país - a família Sarney.
Por isso, repudiamos os atos que a oligarquia Sarney vem fazendo para tentar reverter sua derrota nas eleições de 2006 e no pleito de 2008. E denunciamos para a sociedade brasileira a ação traiçoeira que esta oligarquia tenta impor ao povo maranhense.
É preciso saber que há quase dois anos está em curso a montagem de um golpe, que tenta cassar na Justiça o mandato popular do Jackson Lago, para entregá-lo a Roseana Sarney, a filha do velho oligarca.
Além da petulância de por várias vezes marcar a data de cassação de Jackson, espalha que ainda este ano o governador será cassado pelo TSE. Reiteramos aqui nossa crença no dever de isenção do TSE enquanto gestor dos processos eleitorais que garantem à sociedade a plena manifestação de sua vontade, pelo exercício do direito de votar e ser votado.
Repudiamos, assim, todas as ações realizadas nos municípios nos quais os representantes da oligarquia tentam, através de ações judiciais, impedir a posse de prefeitos eleitos por partidos contrários à oligarquia.
Nós da Via Campesina Brasil somos solidários ao povo maranhense, ao governador Jackson Lago e apoiamos as mobilizações populares em defesa de suas escolhas e conquistas. "
NÃO AO GOLPE. VIVA A DEMOCRACIA NO MARANHÃO!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário