Compartilhe

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

SIMPÓSIO MARCA DOIS ANOS DO CURSO DE JORNALISMO EM IMPERATRIZ

Memória da mídia, apresentação de trabalhos científicos, oficinas, exposições e debates vão marcar o 2º Simpósio de Comunicação da Região Tocantina, de 3 a 5 de dezembro, no campus da UFMA, em Imperatriz.

O simpósio celebra dois anos de implantação do curso de Jornalismo no campus II, destacando também os 200 anos da Imprensa no Brasil.

A conferência de abertura, com o tema “A arte de tecer o presente: os desafios diários do jornalista”, será proferida pelo presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sergio Murillo de Andrade, dia 3 (quarta-feira), às 19h.

Radialistas e jornalistas de Imperatriz vão participar do simpósio, dia 4, às 18h, em mesa redonda sobre experiências da mídia local.

Durante a tarde, estudantes e professores do curso de Jornalismo vão apresentar trabalhos científicos e exposições sobre mídia e história no Maranhão, com ênfase na região tocantina.

Haverá ainda oficinas temáticas sobre webjornalismo, telejornalismo, criatividade em assessoria de comunicação, cerimonial e protocolo.

No encerramento, dia 5, haverá a apresentação de trabalhos de professores sobre história da mídia no Maranhão. Ed Wilson Araújo vai abordar as rádios comunitárias, José Reinaldo Martins discorrerá sobre a história da fotografia e Roseane Pinheiro sobre a trajetória do jornalismo impresso.

Segundo a coordenadora do simpósio, professora Roseane Pinheiro, cerca de 300 pessoas devem participar do simpósio nas áreas de Comunicação, História, Letras, Direito e afins.

“É um momento de pensar os novos caminhos da imprensa no só no Brasil, mas da mídia local. O curso de Jornalismo em Imperatriz vai ter um papel muito importante na renovação do trabalho jornalístico na região tocantina”, destacou Pinheiro.

Nenhum comentário: