Compartilhe

quinta-feira, 14 de março de 2013

CIÊNCIA E TECNOLOGIA: ROSEANA OPERA O PT NO VAREJO

Washington Oliveira, o agente de Sarney no PT, organiza o leilão de 2014

A nomeação do professor José Ferreira Costa para a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec) do governo Roseana Sarney (PMDB) é o novo lance no leilão do PT, patrocinado pelo vice-governador Washington Oliveira (WO).

Roseana precisa do tempo de propaganda eleitoral petista e do apoio de Lula/Dilma em 2014. Ao PT do Maranhão restará o mesmo papel de 2010 – o de legenda de aluguel!

Não houve surpresa na nomeação de um petista para a Sectec. Era previsível que Roseana aquinhoasse o PT com um cargo, amenizando as cobranças do partido por espaços no governo.

Sob intensa pressão dos grupos que orbitam em torno da vice-governadoria, WO vinha sofrendo ameaças e chantagens dos companheiros heterodoxos, a quem ele chama grotescamente de “a cracolândia do PT.”

Os “craqueiros”, na denominação de WO, ameaçaram até votar favoráveis à proposta de ruptura do PT com o governo Roseana, em recente reunião da executiva estadual.

A resolução do desembarque petista da nau de Sarney só não foi aprovada por uma manobra de última hora e mediante novas promessas do vice-governador por cargos no governo.

Desse conflito saiu a nomeação para a Sectec.

ATRASO POLÍTICO E TECNOLÓGICO

José Costa é o homem certo, qualificado, mas no governo errado, porque em nada será alterada a política de Ciência e Tecnologia para o Maranhão.

Costa vai fazer o que Ricardo Murad e Roseana Sarney mandarem, em acordo com o vice-governador WO, padrinho político do novo secretário. E ponto final!

Não é agora, do meio para o final do terceiro mandato de Roseana, que o Maranhão vai virar exemplo de desenvolvimento científico e tecnológico.

Basta ver o campus da Uema, uma estrebaria onde professores e estudantes esforçados disputam espaço com vacas e jumentos.

Ou percorrer os corredores do Centro de Ciências Sociais da UFMA, com as salas empoeiradas e sujas, pioradas pelos ventiladores pré-históricos.

Se a ciência e a tecnologia fossem encaradas como plataforma de desenvolvimento, o Maranhão já teria superado os famigerados indicadores sociais que sempre nos colocam nos últimos lugares.

O Maranhão só é high tec na propaganda enganosa do governo, porque no mundo real a agricultura familiar resiste bravamente na roça de toco, com foice, enxada e facão.

Enquanto o mundo civilizado busca alternativas tecnológicas melhorar a vida das pessoas, quase metade da população maranhense ainda não dominou sequer a técnica primitiva da escrita.

O analfabetismo é o maior atestado do atraso e da perversidade da oligarquia Sarney contra o povo do Maranhão.

RASTROS DE CORRUPÇÃO

Submetida à pasta da Ciência e Tecnologia, a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapema) já foi foco das travessuras petistas no governo Roseana, em 2012, quando veio à tona a denúncia de que o ex-presidente do PT de São Luís, Fernando Magalhães, recebia bolsa sem fazer pesquisa.

Já na passagem pela Secretaria de Educação, sob o comando de Anselmo Raposo, o PT foi denunciado nos próprios blogues do Sistema Mirante por formação de quadrilha.

VAREJO

Com a nomeação de José Costa para a Sectec, aparentemente o PT ampliou os espaços no governo, mas na verdade ficou menor.

Submeteu-se novamente a uma aliança com o PMDB, amilhado pelas migalhas de Sarney.

3 comentários:

Guto disse...

Muito bom e lúcido, Ed. Mas discordo da ideia de que o novo secretário é o "homem certo no governo errado". Os certos não se deixam levar por devaneios políticos nem enveredar pelo atraso e conservadorismo. Se querem somente o cargo, todos se merecem.

Unknown disse...

E pensar que participei de um grupo que dizia defender um projeto político de desenvolvimento do Maranhão. Militei na tendência "Construindo um novo Brasil", até o dia em que descobri que o discurso da liderança não amparava suas práticas. Investi tempo e dinheiro em duas candidaturas a deputado federal pra chegar a isso? Quão ingênuo eu fui.

Anônimo disse...

Muito oportuno o artigo.Os dados que vc apresenta da situação do Maranhão servem para mostra ao novo secretario os desafios e as dificuldades que terá pela frente. Se conseguir pelo menos salvar o que resta da UEMA já terá feito alguma coisa, o que não acredito que consiga, porque também não é interesse de Roseana abrir espaço para secretaria comandada por petista. Quanto esperavamos que Washington retomasse ao projeto do Partido ele reforça a aliança com os Sarney, antes era a desculpa que seguia uma orientação nacional. E agora!!
Mary Ferreira