Compartilhe

segunda-feira, 25 de março de 2013

PRÉVIA DO DOCUMENTÁRIO "MATANÇA", SOBRE BUMBA-MEU-BOI, SERÁ EXIBIDO NO CHICO DISCOS

Documentário, ainda em fase de edição,
trata da festa do Boi Flor de Matinha
Brincantes encenam durante o ritual de morte do boi. Foto: divulgação
A fotógrafa e pesquisadora de cultura popular Maria Mazzillo apresenta nesta terça-feira, 26, no Chico Discos, às 19h30, imagens do seu primeiro filme, o documentário intitulado “Matança”, que trata da festa de Matança de Mourão realizada pelo Boi Flor de Matinha, do município homônimo, localizado na Baixada maranhense.

O objetivo é apresentar o trabalho, ainda em fase de conclusão, para pesquisadores e pessoas que trabalham com cinema em São Luís. “A ideia dessa sessão informal é trocar informações, experiências e ouvir sugestões que possam ajudar no processo de construção do documentário”, disse.

As imagens de “Matança” foram feitas, no São João de 2010, durante três dias e pretendem mostrar a passagem de uma noite para uma manhã na referida festa do Boi Flor de Matinha, de sotaque da Baixada. A manifestação envolve diferentes gerações da comunidade do município localizado a 248km de São Luís: crianças, velhos e adultos brincam para festejar, agradecer e se divertir. “A encenação da morte do boi é feita por todos. Um teatro popular vivo, onde todos são atores e brincantes”, explica a cineasta estreante.

Participaram das filmagens, além de Maria Mazzillo - que fez a direção e foi responsável por uma das câmeras - Barbara Lito (som direto e câmera adicional), Cristiana Candal (som direto e produção) e Daniel Neves (direção de fotografia e câmera). A equipe também contou com a ajuda de vários integrantes do boi, que disponibilizaram hospedagem e alimentação, e produziram refletores para iluminar o terreiro, entre outros detalhes.

Nascida no Rio de Janeiro, Mazzillo desde o ano 2000 pesquisa vertentes do bumba meu boi do Maranhão. Em 2005, lançou o livro “Careta de Cazumba” e, agora, o documentário "Matança" é um desdobramento dessa pesquisa.

SERVIÇO

Apresentação das imagens do documentário Matança

Quando: Terça-feira, 26, às 19h30

Local: Chico Discos (Rua de São João – Centro)

Entrada franca

Contatos:

Maria Mazzillo (21) 3486.8675/ (21) 9376.4971

Nenhum comentário: