Compartilhe

sábado, 16 de março de 2013

EM GUERRA CONTRA WO, ZÉ CARLOS DO PT PERDE A SUPERINTENDÊNCIA DA CAIXA

Zé Carlos teve a cabeça cortada na Caixa, em operação de WO
WO intimida Zé Carlos na disputa pelo controle do PT no Maranhão

Chama-se Hélio Luiz Duranti o novo superintendente da Caixa no Maranhão. Ele substitui Valdemilson Nascimento, que era indicação do deputado estadual Zé Carlos (PT).

O troca-troca na Caixa passou pela guerra interna do PT, polarizada pelo vice-governador Washington Oliveira (WO) e pelo deputado Zé Carlos, ex-superintendente da Caixa, antes de seguir a carreira parlamentar.

Eles lideram as candidaturas com maior poder financeiro para disputar o PED (Processo de Eleição Direta) do PT, em novembro de 2013, que vai eleger todos os presidentes e demais integrantes dos diretórios municipais, estaduais e do nacional.

Quem ganhar o PED em 2013 ficará no comando para decidir a política de alianças em 2014.

No Maranhão, WO vai tentar reeleger Raimundo Monteiro para a presidência do diretório estadual. Zé Carlos terá como candidato o chefe de gabinete, jornalista Henrique Sousa.

WO já vinha pedindo a cabeça de Valdemilson desde novembro do ano passado, com o objetivo de fragilizar Zé Carlos. Só agora conseguiu.

O vice-governador andava preocupado com a movimentação de Henrique e Zé Carlos para controlar o PT no Maranhão e com a possibilidade de Zé Carlos buscar aliança com Flavio Dino (PCdoB) ou apoiá-lo no segundo turno.

Outro dado importante: o mandato de Zé Carlos cresceu, ganhou visibilidade e passou a disputar os diretórios municipais outrora controlados por Washington.

Tanto WO quanto o gabinete de Zé Carlos pertencem à tendência majoritária do PT – Construindo um Novo Brasil (CNB) – que segue as orientações de Lula, Zé Dirceu, Dilma e do diretório nacional.

Mesmo tendo sido fiel a WO em vários momentos, o grupo de Zé Carlos resolveu abrir caminho para uma chapa própria no PED, liderada por Henrique Sousa. E mais: Zé Carlos é candidato a deputado federal em 2014, indo disputar as mesmas bases petistas pretendidas por WO.

Por isso o vice-governador operou para tomar a Caixa, uma ferramenta política importantíssima nas eleições.

Deputado da base de Roseana Sarney (PMDB), Zé Carlos vem sendo tensionado a compor na oposição, seja com Flavio Dino ou na perspectiva de uma candidatura própria do PT, não alinhada ao Palácio dos Leões.

O episódio da Caixa é um aviso do governo, tramado por WO, para manter o deputado alinhado ao projeto de aliança com o PMDB novamente em 2014.

O PED será em novembro de 2013. Quem ganhar vai dar as cartas no PT. Resta pouco tempo. Zé Carlos vive o dilema: rompe agora ou depois do PED? Ou não rompe?

Intimidado por WO, vai ficar calado/humilhado?

TRAIÇÕES

Para entender o presente, é sempre bom lembrar o passado. Em 2012 Zé Carlos foi chamado por WO para dialogar sobre a possibilidade da candidatura do deputado à Prefeitura de São Luís.

WO também conversou com o deputado Bira do Pindaré no mesmo sentido. Bem posicionado nas pesquisas, Bira tinha o aceite da direção nacional do PT na candidatura de prefeito.

Ao final das contas, WO enganou os dois deputados e aventurou-se em uma candidatura catastrófica, ficando em quarto lugar, com apenas 11% dos votos.


Traidor dos companheiros, foi traído pelo povo.

Nenhum comentário: