Compartilhe

sábado, 27 de julho de 2013

A REMAR ESTÁ CHEGANDO

Marcos Fábio Belo Matos – prof. dr. do Curso de Jornalismo da Ufma Imperatriz –
  
Daqui a dois meses, estaremos promovendo, em São Luís, o I Encontro da Rede Maranhense de Pesquisa em Mídia, intitulada carinhosamente de Remar. Este nome-sigla foi pensado para fazer alusão, ao mesmo tempo, ao fato de simbolizar o trabalho coletivo, à junção de forças num mesmo rumo, à ideia de movimento com destino, à identidade litorânea de grande parte do Maranhão e à possibilidade de, ao mesmo tempo, ser um nome sonoro, forte e significativo. O nome, diga-se, é obra de epifania da professora Letícia Cardoso, do Curso de Comunicação da Ufma-São Luís.

A Remar nasceu da vontade de alguns colegas da área de comunicação e história, preocupados em preservar a história e a memória da mídia estadual, nos seus mais diversos formatos, por meio do cotejamento dos próprios artefatos que essa mídia gera, mas também pelo depoimento dos que a fizeram e ainda fazem, como protagonistas, produtores e promotores. A bela história da nossa mídia, que em 2021 completará 200 anos, pois foi em 1821 que surgiu, ainda na província, o primeiro jornal impresso dessas terras: O Conciliador do Maranhão.

A primeira ação concreta para juntar profissionais, pesquisadores, professores e alunos interessados no estudo e da construção efetiva da memória da mídia maranhense se deu durante a SBPC, ano passado. Na ocasião, apresentou-se aos presentes a ideia da Rede, discutiram-se os seus desdobramentos e se escolheu o nome, cuja história já contei no primeiro parágrafo. Dessa reunião, saiu o compromisso de submeter um projeto à Fapema para financiamento do I Encontro da Rede, o que foi feito.

Este encontro, então, será realizado entre os dias 25 e 27 de setembro, nas dependências do CCSo, na Ufma, em São Luís. Será um momento rico para a efetivação da Rede, quando serão lançados livros sobre o tema, apresentados estudos, promovidos minicursos, debatida a relação mídia e história com a presença de especialistas de renome nacional, colhidos depoimentos em vídeo de quem viveu e construiu a história da TV e do Rádio (nesse primeiro encontro, o escolhido para esta seção é ninguém menos que o professor Arnold Filho, lenda viva da TV e do Rádio maranhenses) e, ao final do evento, será feita a plenária da Rede, para oficialização da entidade, aprovação do estatuto e escolha da sua primeira diretoria executiva. Toda a programação do evento já está na internet, onde é possível também se inscrever: www.rederemar.com.br.

Precisa dizer que esta iniciativa reúne pessoas das mais diferentes instituições de ensino superior do Estado. Ufma (São Luís e Imperatriz), Uema (São Luís), Ifma, Uniceuma, Estácio/Faculdade São Luís, dentre outras estão juntas nesse projeto. A ideia é reunir o mais amplo leque de pessoas interessadas no resgate dessa memória da mídia, na produção de pesquisas sobre essa temática, nos seus mais distintos aspectos (muito além da simples historiografia) e, no futuro, conseguir um bom material de estudos levantado, publicado e que sirva para as futuras gerações. Para mostrar quão rica, diversificada e profícua é a nossa mídia.

Por fim, há que pedir o apoio, efetivo, de pesquisadores, profissionais da mídia (impresso, TV, Rádio, Cinema, Internet, Publicidade, Relações Públicas), professores e estudantes, para que possamos fazer um encontro representativo e, ato contínuo, uma entidade forte. Vamos inscrever e apresentar trabalhos científicos, vamos lançar livros, vamos nos inscrever como ouvintes, vamos ouvir os depoimentos, vamos cobrir jornalisticamente, vamos participar da plenária de fundação. Enfim, vamos remar juntos!!

Nenhum comentário: