Compartilhe

sexta-feira, 26 de julho de 2013

PEDIDA A REINTEGRAÇÃO DE POSSE NA CÂMARA: OCUPANTES QUEREM DIÁLOGO

Pavão Filho e Astro de Ogum (de pé),  no plenário hoje à tarde, enquanto a Câmara pedia a reintegração de posse
O presidente interino da Câmara de Vereadores, Astro de Ogum (PMN), operou de duas formas na tarde de hoje.

Acompanhado do vereador Pavão Filho (PDT), Ogum apareceu no plenário, ocupado por movimentos sociais, e, simultaneamente, acionou a Procuradoria da Câmara para ingressar com o pedido de reintegração de posse do prédio.

Quando esteve no plenário, hoje à tarde, Ogum omitiu dos manifestantes o pedido de reintegração de posse. Caso seja acatado, o pedido de desocupação, com uso de força policial, pode ocorrer a qualquer momento.

NEGOCIAÇÕES

Aos ocupantes, o presidente interino apresentou uma proposta de sessão com os vereadores na segunda-feira, 29, mas limitou a participação dos ocupantes a somente quatro representantes com direito a voz dentro do plenário.

Os ocupantes analisaram a proposta e aceitam dialogar, desde que a Câmara aceite a participação de 31 representantes dos movimentos sociais, o mesmo número de vereadores.

Cerca de 15 entidades ocupam a sede do Legislativo de São Luís desde terça-feira 23, juntamente com um grupo de moradores da Vila Apaco, que reivindicam melhorias para o bairro.

TEMAS

As entidades que permanecem na ocupação querem dialogar com os vereadores uma pauta emergencial, com base nos seguintes temas: transporte e mobilidade urbana, regularização fundiária e transparência das contas do Legislativo municipal.

No documento enviado à Presidência da Câmara, dia 25, o Coletivo de Ocupação solicitou garantias de que não haveria pedido de reintegração de posse por parte a direção do Legislativo.

A disposição dos ocupantes para negociar prossegue, mas a direção da Câmara agiu em duas frentes: pediu a reintegração e propôs o diálogo, mas com limite de apenas quatro representantes dos movimentos organizados. 

Enquanto aguardam os desdobramentos do pedido de reintegração de posse, os ocupantes estão abertos ao diálogo.

Nenhum comentário: