Compartilhe

segunda-feira, 1 de julho de 2013

QUEM SÃO OS INFILTRADOS NOS PROTESTOS DE RUA EM SÃO LUÍS?

VEJA OS VÍDEOS NO FINAL DESTA POSTAGEM
 
Um vídeo e um texto, enviados por uma fonte do blogue, dão pistas sobre as organizações que agem clandestinamente para vandalizar as manifestações pacíficas em São Luís.

O blogue também levantou a hipótese de que um grupo, ligado à Juventude do PMDB, tentou desmobilizar a manifestação do dia 22 de junho. Empacado na cabeceira da ponte São Francisco, o carro de som dos peemedebistas provocou desentendimentos públicos entre as "lideranças", com o claro objetivo de desarticular o protesto.

Veja AQUI a postagem do blogue.

Mas o vídeo e o texto enviados ao blogue são mais completos e esclarecedores, fornecidos por estudantes ligados às boas causas dos protestos. 

A produção do vídeo sofreu ataques durante a gravação, na rua do Egito, quando os cinegrafistas foram agredidos pelos "militantes" de capuzes brancos.

A narrativa a seguir é parte do texto divulgado pelos produtores do vídeo, durante a manifestação do dia 22 de junho (sábado), em São Luís:

"Logo foi descoberto que o carro apartidário, com discurso  anti-partidário, era ligado ao partido da governadora do estado do  Maranhão, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Um grupo de pessoas impediu a passagem do carro, fazendo uma corrente humana em torno deste, com o intuito de denunciá-lo abertamente como um carro de som subordinado ao PMDB. 

Esta situação manteve-se até que o motorista do carro- amedrontado por manifestantes que, ao ouvirem a denúncia, soltaram uma bomba de murrão(característica das festividades juninas) próximo- ignorou as ordens dos dirigentes do PMDB e batera em retirada às pressas, deixando os militantes do partido citado a pé no meio do que restara da manifestação. 

Isto não foi feito por este ser um partido, mas porque o mesmo, desde a primeira mobilização (que ocorreu na quarta-feira, 19/06), estava incitando a violência entre os manifestantes e dando início às ações de vandalismo (leia "Militância do PMDB coordenou depredação contra Prefeitura e Palácio dos Leões", no blog Marrapá: http://goo.gl/kcRCl ), fazendo com que  polícia reagisse com o intuito de dispersar as pessoas e, a longo prazo, desmobilizar as manifestações.
 
Logo em seguida, alguns dos manifestantes que haviam feito o cordão humano, começaram a subir a Rua do Egito, em direção ao Palácio dos Leões. No meio do caminho encontraram os mesmos militantes do PMDB, que haviam perdido seu carro de som, num beco de esquina. 
 
Eles estavam encapuzando-se com camisetas brancas e armando-se com pedaços paus- provavelmente para incitar o vandalismo na região do Palácio, para que a polícia respondesse e desmobilizasse os manifestantes, análogo ao que foi feito na quarta-feira, ou para desferir violência contra um grupo de cerca de 7 jovens que começaram a filmar, com o objetivo de denunciar, este momento em que a Juventude do PMDB (JPMDB) se preparava, às escondidas. 
 
Durante a filmagem, inclusive, o cinegrafista amador levou um chute e um empurrão de um  dos que estavam sendo filmados (passível de verificação no seguinte vídeo: http://youtu.be/-iWYNfbmipw). Em outra filmagem  uma pessoa debochava de estar sendo filmada, enquanto atrás dela havia um garoto com uma bandana preta escondendo o rosto que acendeu uma bomba de murrão e jogou contra o grupo de pessoas que o observava (passível de averiguação aqui: http://youtu.be/09hi23Ut2fQ). 
 
Neste caso, não é possível atestar que o filmado é pertencente ao PMDB, contudo após a confusão ele correu em direção ao grupo de militantes e por lá refugiou-se, sem hostilização alguma, corroborando com a hipótese de uma possível filiação àquele partido."

Assista aos vídeos AQUI e AQUI.

Nenhum comentário: