Compartilhe

sábado, 6 de julho de 2013

LIXO: RECICLAGEM CAMINHA DEVAGAR EM SÃO LUIS, APESAR DO ESFORÇO DA ASCAMAR


Um dos objetivos da Ascamar é organizar os catadores e garantir direitos
São Luís passou ao largo dos grandes debates públicos sobre a Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, uma das pautas mais importantes da atualidade.

Enquanto as administrações públicas estão “se lixando” para o lixo, os/as catadores/as carregam nas mãos a célebre frase de Lavoisier: "Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

Em São Luís, a Associação dos Catadores de Material Reciclável (Ascamar), criada há nove anos, congrega 17 trabalhadores na coleta e seleção de resíduos sólidos.
Equipamentos eletrônicos também são aceitos na Ascamar

Segundo a presidente da Ascamar, Maria José Nascimento, além da coleta feita em quatro áreas de São Luís, a entidade recebe doações de empresas públicas, privadas e de pessoas físicas que separam o lixo doméstico, principalmente garrafas plásticas e embalagens tetrapark.

Editor do blogue entrega pets à presidente da Ascamar Maria José Nascimento

MP e Caritas

Registre-se entre as iniciativas de debate sobre a Lei 12.305/2010 um seminário puxado pelo promotor Fernando Barreto (Meio Ambiente), na tentativa de sensibilizar prefeitos maranhenses sobre a nova dinâmica dos resíduos sólidos no planeta.

A Caritas Brasileira, regional Maranhão, é uma das poucas entidades antenada com o tema. Através do projeto “Reciclando Vidas”, a Caritas vem sensibilizando e cobrando as autoridades sobre as dimensões da cadeia produtiva dos resíduos sólidos.

Implantado em Imperatriz, Buriticupu e Balsas, o projeto “Reciclando Vidas” é desenvolvido em parceria de Caritas Brasileira, Caritas Espanhola e Comunidade Européia. 

“A ideia do projeto é despertar os/as catadores/as para os direitos que têm; despertar o Estado e a sociedade para o reconhecimento e responsabilidades não só para com os resíduos sólidos, mas sobretudo para com os trabalhadores, no contexto dos Direitos Humanos e da garantia de Políticas Públicas para o segmento”, explica Ricarte Almeida Santos, diretor executivo da Caritas Maranhão.

A Lei 12.305/2010 estabeleceu prazo até agosto de 2012 para que as prefeituras extinguissem os lixões, uma tarefa impossível para o Brasil, onde se gasta R$ 1 bilhão com apenas um estádio de futebol, enquanto milhares de pessoas ainda trabalham em situações de degradação humana dentro dos lixeiros.

“Além da absoluta insalubridade, os lixões são ambientes vulneráveis ao uso de drogas, trabalho infantil, violência sexual e a presença de atravessadores, gerando um quadro de profunda violação dos Direitos Humanos”, explica Ricarte Almeida Santos.

Uma das metas do projeto Reciclando Vidas é organizar os catadores e despertá-los para os direitos e a cidadania.

Em São Luís, pessoas físicas, órgãos públicos e empresas privadas interessadas em fazer doações para a Ascamar podem ligar no fone: 8807 0165.

Nenhum comentário: