Compartilhe

segunda-feira, 8 de julho de 2013

IMPERATRIZ: CATADORES LANÇAM CAMPANHA PARA COLETA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS



A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), lança nessa terça feira, (9) às 8 horas, no Calçadão, a campanha “Doe seu lixo”, visando diminuir o descarte incorreto dos materiais e conscientizar a população sobre a importância da coleta seletiva.

A Nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305), sancionada em agosto de 2010, propõe melhorar a gestão do lixo a partir da divisão de responsabilidades entre a sociedade, poder público e iniciativa privada. Essa lei, dentre outras determinações, obriga a desativação de lixões e incentiva a prática da reciclagem.

Por esse motivo, a Ascamari faz campanhas e parcerias com a sociedade, tendo em vista a melhoria na qualidade de vida da população e dos próprios catadores que têm seu trabalho facilitado diante da coleta seletiva. “Se as pessoas separassem pelo menos lixo seco do orgânico já seria uma boa ajuda, evitaria muitos riscos para a saúde do catador”, afirma o presidente da associação, José Lima.

A Ascamari possui pontos de entrega voluntária (PEV’s), nos quais podem ser deixados materiais recicláveis como: 

Papel: cadernos, papéis de escritório, jornais, revistas, caixas de papelão e cartazes. 

Plástico: garrafa plástica (PET), canos e tubos, baldes, bacias, sacos e lonas.  

Metal: tampas de garrafas e potes, latas de alumínio, potes, panelas, materiais de ferro, alumínio, cobre e outros metais. 

Óleo: óleo de cozinha.

Para fazer a doação basta separar os materiais listados acima e levar em algum dos pontos de entrega da Ascamari ou entrar em contato com a pessoa responsável pelo PEV de um dos oito bairros da cidade contemplado pela iniciativa:

Bacuri (Ancelma Souza (Celma), (99) 9154-0211 / Rua Coronel Manoel Bandeira, 2852, Bacuri – Casa da Comunidade – Entre Rua Euclides da Cunha e Henrique Dias);

Brasil Novo (Manoel Ortega, (99) 3526-7172 – Rua Carolina, quadra 4, 35 – Entre Rua Tocantins e Araguaína);

Caema - Francisco Gomes (Chico), (99) 9206-1164 / Rua Antônio de Morais, 60, Bairro da Caema – Atrás do prédio da Caema;

Planalto - Maria do Socorro Oliveira, (99)9147-8155 / Rua Dom Marcelino, 91. Conjunto Planalto II – Em frente à igreja Assembleia de Deus Congregação Luz;

São José - Neuziedna Souza, (99) 9174-4557 / Rua São José, 04, São José – Entre Ruas 07 e 08, próximo à igreja Assembleia de Deus Congregação Deus Forte;

Vila Cafeteira (Antônio Teles, (99) 9148-0439 / Rua Duque de Caxias, 125, Vila Cafeteira – esquina com Rua Carolina);

Vila Fiquene - José Ferreira (Zezinho), (99) 9169-4912 / Avenida Cacalzinho, s/n, Recanto Universitário Vila Fiquene – Prédio da Ascamari);

Vila Redenção (Alvino Bezerra (Fininho), (99) 9157-2805 / Rua Caiçara, 501 A, Vila Redenção II).

O material recebido nos pontos é destinado à sede da Ascamari, onde é triado e revendido. O óleo de cozinha é utilizado para confecção de sabão em pedra, detergente, pasta de limpeza geral e de alumínio que posteriormente são revendidos.

Histórico

A Ascamari surgiu em 21 de abril de 2010, através do projeto “Reciclando Vidas”, da Caritas Brasileira, que incentiva práticas de redução, reutilização e reciclagem, colaborando com a inclusão social de catadores de materiais recicláveis.

A associação objetiva unir os catadores de materiais recicláveis de Imperatriz-MA, fortalecendo a classe trabalhadora e preservando o meio ambiente, já que o lixo que outrora enchia o lixão municipal agora tem a destinação correta através da Ascamari. 

A ideia de criar a associação surgiu com José Ferreira Lima, atual presidente da entidade, conhecido como Zezinho. A associação possui 33 catadores associados.

(Assessoria Ascamari)

Nenhum comentário: