Compartilhe

terça-feira, 16 de julho de 2013

BR 135 REALIZA AÇÃO COM SHOW NA PRAIA

O BR 135 Energia Musical 2013, em parceria com o Movimento Nossa São Luís - SLZ. Eu amo. Eu cuido, apresenta dia 20 de julho, a partir das 17h, o show ARTE E CIDADANIA – ESSA É A NOSSA PRAIA!, na praça do Pescador, av. Litorânea – São Marcos. No palco, o grupo afro GDAM, Nathalia Ferro, Phill Veras e as bandas Pedeginja, Gallo Azhuu e Mano Bantu, com discotecagem de Jorge Choairy.

“A nossa mensagem, neste segundo evento, é ocupar os espaços públicos com arte”, afirma Alê Muniz, idealizador do projeto ao lado de Luciana Simões. Para Daniel Madorra, coordenador do projeto SLZ. Eu amo, eu cuido, a parceria com o BR 135 significa também “fomentar a discussão de temáticas como sustentabilidade, valorização da cidade e da cultura local”.

Antes do show, o público será convidado a participar de bicicletada por toda a Avenida Litorânea (organizada pela Pedal Bike e Ciclo Ativismo). O evento contará ainda com teatro (Núcleo Atmosfera), poesia (Celso Borges, Moisés Nobre e Paulinho Nó Cego), grafite (Coletivo Efeito Colateral), malabares, feira sustentável (com artesãs da área Itaqui Bacanga e Movimento Brechoniano) e coleta de lixo voluntária seguida de exposição Arte do Lixo.

Durante o evento haverá sorteio de camisetas e CDs do BR 135, além de discos dos artistas participantes do show.

Arte e cidadania

O BR 135 foi desenvolvido para fomentar a cultura e formar plateia para a música atual produzida no Maranhão. Em 2013 o projeto estreou com show em homenagem aos 35 anos do álbum Bandeira de Aço, reunindo os compositores do disco original e artistas da nova cena. Antes, em 2012, foram realizadas 18 edições. “Iniciamos as primeiras apresentações de forma colaborativa, no Circo da Cidade e finalizamos com a parceria do Sebrae, na I Mostra Cultura Ativa (no Ceprama) em setembro, e do Sesc, na Mostra Guajajara de Arte, em novembro”, conta Luciana.

SLZ. Eu amo, Eu Cuido é uma iniciativa do Movimento Nossa São Luís que visa inspirar e conscientizar o cidadão sobre a importância de cuidar e valorizar sua cidade por meio de pequenos gestos. Com o mote “Seja a diferença que você quer ver no mundo: Não basta dizer que ama São Luís, é preciso cuidar”, o projeto pretende realizar, neste ano, importantes ações que permitam aos cidadãos demonstrar o amor que têm pela cidade. Este evento em parceria com o BR 135 é uma dessas ações.

Outros dois eventos serão promovidos com a marca BR 135 Energia Musical 2013 e apoio da Lei de Incentivo à Cultura e Cemar. Dois shows voltarão a ocupar o Teatro Arthur Azevedo e a praia de São Marcos, respectivamente em setembro e novembro. Ambos serão gratuitos e com estímulo à participação social (doação de um quilo de alimento não perecível).

SERVIÇO

Show: ARTE E CIDADANIA – ESSA É A NOSSA PRAIA!
Segunda ação do Projeto BR-135 Energia Musical 2013, dessa vez em parceria com o Movimento Nossa São Luís – SLZ. Eu amo, eu cuido!

ATRAÇÕES: Bloco afro GDAM, Nathália Ferro, Phil Veras, Gallo Azhuu, Pedeginja e Mano Bantu. Também haverá performances teatral, poética, grafitagem, malabares e participação do Movimento Brechoniano.

QUANDO: Sábado, 20 de julho, a partir das 17h.

ONDE: Praça do Pescador, Praia de São Marcos.

ABERTO AO PÚBLICO – Todos estão convidados a doar um quilo de alimento não perecível (posto de coleta no local).

INFORMAÇÕES: 8837-4169/8179-1113.
        
ATRAÇÕES PRINCIPAIS

GDAM - GRUPO DE DANÇA AFRO MALUNGOS 

A difusão da cultura afro-maranhense foi o ponto de partida do Grupo de Dança Afro Malungos (GDAM), criado em 1988. A banda é formada por jovens formados em oficinas de expressão corporal e espetáculos realizados pela instituição. Em 25 anos de atividades, mais de 15 são dedicados a projetos voltados para área da infância.

No repertório, canções de compositores maranhenses e clássicos da musica afro brasileira. Em 2013 o grupo lançou CD reunindo as músicas do espetáculo Bailado de São JoãoAtualmente, as atividades estão focadas no projeto Orquestra do Batuque, desenvolvido em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Luís.

NATHALIA FERRO

A cantora cresceu ouvindo Chico Buarque, Caetano, Milton, Gil, Elis Regina, Alceu Valença, Novos Baianos, Raul Seixas e Luiz Gonzaga, além de Bee Gees, Genesis, Supertramp e Madonna. Mas foi quando subiu ao palco pela primeira vez cantando reggae, que nasceu sua paixão pela música como profissão.

A partir daí assumiu novas influências que desembocaram noEP Instante,  lançado em 2012. O trabalho possui cinco faixas autorais, num repertório que vai do brega ao rock sem deixar escapar o apelo pop. As músicas são assinadas em parceria com André Grolli, Rommel Ribeiro e Paulo César Linhares.

PHILL VERAS

Com o EP Valsa e Vapor, lançado neste ano, o maranhense Phill Veras marcou o início de sua carreira solo, logo após o fim de sua banda Nova Bossa. Fixado em São Paulo, o artista vem divulgando seu repertório pop que transita pelo rock, indo do romântico ao moderno.

Fez shows no circuito Sesc (Pompeia e Vila Mariana), no extinto Studio SP (casa especializada em revelar talentos da nova cena) e no Festival Pulsa Música, em Campinas, entre outras casas.

De voz suave, trabalha com poucos elementos, sempre com destaque aos acordes afinados de violão, o que dá ao conjunto uma sonoridade vintage.

PEDEGINJA

Formada em fins de 2010, em São Luís, a banda Pedeginja reúne poesia, ritmos e canção. Com exceção de Tire seu cavalo da Chuva (Pedro Vinícius e Rômulo Pacheco), todas as composições são do guitarrista Paulo César Linhares. Com matriz sonora no rock, a Pedeginja passeia por vários ritmos, da romântica valsa de Sobre falsas musas ao rock’n’roll de Talvez.

O primeiro álbum, Contos Cotidianos — gravado entre novembro de 2012 e maio de 2013 — deve ser lançado no segundo semestre deste ano. A banda é formada por André Grolli (bateria), Sandoval Filho (baixo), Pedro Vinicius (guitarra), Paulo César Linhares (guitarra e voz), Jéssica Góis e João Vitor Miranda (voz), Pedro Luz dos Anjos (sax tenor e gaita), Paulo Vinicius (sax alto) e Romildo Bigorna (trompete).

GALLO AZHUU

A Gallo Azhuu é uma banda de blues rock pesado. Suas composições remetem ao rock clássico dos anos 1970, com letras sobre sexo, seres fantásticos e cotidianos surreais. O grupo marca sua trajetória com participações em diversos festivais, como Grito Rock Atibaia e Bragança Paulista (SP, 2011), Grito Rock Olinda (PE, 2011), Grito Rock São Luís (MA, 2011 e 2013), Martelada (DF, 2011) e Rock Cordel (PI, 2012).

Em janeiro de 2013, lançou seu primeiro álbum, Gallo Azhuu. A banda é formada por Pataugaza (vocal e guitarra base), Denis Carlos (bateria), Moaci Júnior (guitarra solo) e André Grolli (baixo). 

MANO BANTU

Descoberta pelo produtor dos Racionais MCs, Milton Salles, a Mano Bantu gravou em 1999 seu primeiro álbum, Nego Banto, pelo selo Cia Paulista de Hip Hop. Após apresentação no Credicard Hall (SP), foi contratada pela Warner Music e gravou o álbum Mano Bantu (2001), com produção de Mauricio Barros (Barão Vermelho) e direção artística de Tom Capone.

Com clipe na MTV e tocando nas principais rádios paulistanas, a banda participou de grandes festivais de reggae, como o Kaiser Music e o Festival Internacional de Reggae de São Luís, ao lado de Cidade Negra, Skank, Gilberto Gil, Sylvia Tella, U Roy e Big Youth.

Atualmente sob a liderança do baixista Gerson da Conceição, a Mano Bantu divulga o álbum NRG, com participação de Digitaldubs (Soundsystem carioca liderado pelos produtores MPC e Nelson Meirelles), que assina a versao dub de Je suis Black (Gerson da Conceição e Celso Borges), já executada na Radio BBC de Londres; da cantora inglesa Sylvia Tella, na faixa Peace, e de Willian Magalhães, líder da Banda Black Rio, na parceria de Vou Te Levar.

Um comentário:

Jailson Mendes disse...

Olá caro blogueiro...

Nosso blog, Folha de SJB-MA, mudou de endereço

Agora é www.jailsonmendes.com.br

E gostaria que mudasse o link dele aqui no seu blog

Abraços

Jailson Mendes
www.jailsonmendes.com.br