Compartilhe

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

ELOGIO A CARLOS DE LIMA NA ACADEMIA LUDOVICENSE DE LETRAS

Será realizada amanhã, 12 de fevereiro, a partir das 19 horas, na Academia Maranhense de Letras - AML (rua da Paz, nº 84 - Centro Histórico de São Luís), a solenidade do elogio ao patrono Carlos de Lima, cadeira 33 da Academia Ludovicense de Letras - ALL. O elogio será feito pelo membro fundador Paulo Melo Sousa.

Nascido em São Luís do Maranhão no dia 20 de março de 1920, Carlos de Lima foi um homem crescido e envelhecido no Maranhão, como gostava de dizer. Historiador, folclorista, escritor, poeta. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, da Academia Maranhense de Letras (2008) e da Comissão Maranhense de Folclore. Funcionário aposentado do Banco do Brasil, integrou o Teatro Experimental do Maranhão (TEMA), como ator (“A Ratoeira”, “Gimba: presidente dos valentes”, “O Processo de Jesus”, “A Revolução dos Beatos”, “Por Causa de Inês”. No cinema, trabalhou como ator nos filmes “A Faca e o Rio” e “Uirá, um índio à procura de Deus”. Foi autor de 18 livros sobre história e cultura popular.

Filho do dono de uma usina de arroz (e depois comerciante) e de uma dona de casa, na década de 40, casou-se com Zelinda Lima, que, assim como ele, destaca-se como pesquisadora da cultura maranhense e como escritora. Deixou vários livros inéditos, sendo que um deles, que chamou de "Arquivo Morto", contém suas memórias. Carlos de Lima faleceu em São Luís, aos 91 anos, deixando cinco filhos e dez netos. Dentre outras obras, escreveu: “Bumba-meu-boi”, 1968, “A festa do Divino Espírito Santo em Alcântara”, 1972, “História do Maranhão”, 1981, “Réquiem para um menino, 1982, “As minhas e as dos outros: estórias maranhenses”, 1988, “ Caminhos de São Luís: ruas, logradouros e prédios históricos”, 2002, “História do Maranhão: A Colônia”, 2006, “História do Maranhão: A Monarquia”, 2008, além de inúmeros artigos e crônicas em jornais e revistas.

PAULO MELO SOUSA

Maranhense de São Luís, Paulo Melo Sousa é poeta, jornalista, professor, ambientalista, pesquisador, designer, membro fundador da Sociedade de Astronomia do Maranhão - SAMA. Integrou, no início dos anos 80, a Fundação Bandeira Tribuzi, tendo colaborado no Suplemento Guarnicê e, em 1984, publicou textos na Antologia Guarnicê, que comemorou o primeiro ano do Suplemento / Revista, publicação que reuniu 25 poetas e 60 poemas. Foi um dos idealizadores do Jornal Folha de Gaia, o primeiro jornal ecológico do Maranhão (1990/1992), um dos fundadores do grupo Poeme-se (1985 / 1994), de Literatura, e criador do Grupo Graal, de poesia e performance (1997). Também incursionou na área de cinema e vídeo, trabalhando como ator e co-diretor.

Formado em Desenho Industrial e em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA, possui Especialização em Linguística Aplicada ao Uso das Línguas Materna e Estrangeira e em Jornalismo Cultural (UFMA). É ainda Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA, com a dissertação de mestrado “As Performances Cômicas do Bumba-Meu-Boi de Alcântara”, o que evidencia mais uma de suas vertentes, o de pesquisador de cultura popular.

Em 2012 foi agraciado pelo governo do Estado do Maranhão com a Medalha do Mérito Timbira, grau de Comendador do 4º Centenário, pelos relevantes serviços prestados à cultura maranhense. É membro fundador da Academia Ludovicense de Letras - ALL (2013), cujo patrono é o escritor Carlos de Lima, tendo sido Diretor Cultural da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão.
 O jornalista escreveu no Jornal Pequeno (JP Turismo), de São Luís, abordando temas de jornalismo científico, turístico e cultural, e na Revista Cazumbá de Turismo. O poeta manteve nesse suplemento, desde 2006, a coluna “Alça de Mira”, na qual publicou poemas de dezenas de autores maranhenses. Atua ainda na área cultural como conferencista. Articulador do “Projeto Cultural Papoético”, desde 2010, Paulo Melo Sousa, atualmente, é diretor da Galeria de Arte Trapiche Santo Ângelo, que organiza o Salão de Artes Visuais de São Luís, equipamento da Fundação Municipal de Cultura - FUNC.

O escritor é autor dos livros “Rua Grande: Um Passeio no Tempo” - Texto (História do Maranhão, Pancrom / 1992); “Oráculo de Lúcifer”, poesia (Prêmio Sioge/Secma, 1994);“Vi(s)agem” (poesia) - Prêmio Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís, 2001); “Arte das Mãos: Mestres Artesãos Maranhenses” - Texto (SEBRAE/2007), livro em parceria com Márcio Vasconcelos; “Nagon Abioton: Um estudo fotográfico e histórico sobre a Casa de Nagô” - Texto, livro que recupera a memória oral afro-maranhense da Casa de Nagô, um dos mais importantes terreiros de Tambor de Mina do Maranhão, em parceria com Márcio Vasconcelos; “Banzeiro” (poesia) - Prêmio Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís, 2004; “Vespeiro” (poesia) - Prêmio Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís, 2009. Além disso, figura como co-autor e organizador de inúmeras obras ligadas ao setor cultural.

Nenhum comentário: