Compartilhe

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

SARNEÍSTA SERÁ LÍDER DO GOVERNO FLÁVIO DINO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Deputado Rogério Cafeteira, ex-aliado de Roseana Sarney, defenderá o governo Flávio Dino
O deputado estadual (reeleito) Rogério Cafeteira (PSC), sobrinho do ex-governador Epitácio Cafeteira (PTB), terá uma posição de destaque na nova legislatura - ele foi escolhido para a liderança do governo Flávio Dino (PCdoB) na Assembleia Legislativa.

Ex-aliado da governadora Roseana Sarney (PMDB), o novo líder do governo comunista integra uma das famílias tradicionais do Maranhão que orbitavam em torno do oligarca José Sarney (PMDB).

Ao líder, cabe o papel de defender o governo dentro do parlamento, negociar as votações e fazer as articulações junto aos deputados.

O posicionamento de Cafeteira na liderança segue a diretriz do governador Flávio Dino de atrair todas as forças políticas para sua trincheira, incluindo ex-integrantes e dissidentes da oligarquia.

Com base nessa diretriz, a composição da mesa diretora da Assembleia Legislativa também contemplou outros membros da cota sarneísta, como os deputados Glalbert Cutrim, PRB (segunda vice-presidência), Edilázio Junior, PV (primeira secretaria) e César Pires, DEM (terceira secretaria).

César Pires chegou a ser líder do governo Roseana Sarney no último mandato.

O movimento de agregação do governador desembocou em absoluta tranquilidade para a eleição do candidato do Palácio dos Leões, Humberto Coutinho, à presidência da Assembleia Legislativa.

Coutinho foi eleito com os votos de 40 dos 42 deputados.

Não votaram nele apenas Andrea Murad (PMDB) e Sousa Neto (PTN), respectivamente, filha e genro do ex-super-secretário Ricardo Murad, cunhado de Roseana Sarney.

Andrea foi candidata a presidente da Assembleia Legislativa pela oposição e só obteve dois votos: o dela e o de Neto. Nem o deputado Adriano Sarney, filho de Zequinha Sarney, votou em Andrea.

Assim, Dino costurou uma vitória esmagadora no parlamento estadual, criando as condições para governar com a oposição humilhada.

Nenhum comentário: