Compartilhe

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

DEBATES SOBRE RESULTADOS DE CONCURSOS MARCAM REUNIÃO DO CONSUN

Na manhã de 23/09/2013, professores, técnico-administrativos e alunos da Universidade Federal do Maranhão devem ter se surpreendido com os calorosos debates protagonizados por docentes conselheiros do Conselho Universitário (CONSUN) da Universidade Federal do Maranhão.

O comum, na composição anterior desse Colegiado Superior, eram as falas de professores representantes da APRUMA e de relatores de processos se contrapondo e do presidente do CONSUN rapidamente conduzindo as votações.

O motivo para tantas manifestações: recursos de candidatos contra situações consideradas por eles irregulares nos concursos para docência na instituição. Nesse dia, foram julgados três processos e mantidos os resultados das comissões.

A professora Sirliane Paiva (conselheira pela APRUMA) chamou atenção para a necessidade de as bancas seguirem a resolução que orienta as provas dos concursos e de os relatórios dos processos serem lidos, na íntegra, naquele Conselho.

Os professores Cecilma Teixeira (Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia do Campus de Imperatriz), Marize Aranha (Pró-Reitora de Extensão e relatora dos processos), Vilma Heluy (coordenadora de curso do Centro de Ciências Sociais), Ariel Costa (coordenador de curso do Centro de Ciências Sociais), Jocélio Araújo (diretor do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais do Campus de Chapadinha, Helder Passos (chefe de departamento do Centro de Ciências Humanas) e Marcos Fábio (diretor do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia do Campus de Imperatriz) também foram à tribuna e se manifestaram a favor da lisura nos concursos da UFMA.

A EBSERH

O presidente do CONSUN não propôs a inclusão do convênio entre a UFMA e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) como ponto da pauta nessa reunião. Deverá fazê-lo na próxima, em outubro. Afinal, o convênio entre a UFMA e a EBSERH e o concurso foram suspensos na Justiça Federal, em liminar.

FILMAGEM DOS DEBATES NO CONSUN

Os debates foram filmados para elaboração de textos para o próximo jornal da APRUMA. Todavia, um professor se disse incomodado “com essa senhora [professora Marizélia Ribeiro, diretora da APRUMA]” filmar a reunião. A representante do sindicato informou ao professor, sentado bem atrás, que não o estava filmando e questionou o presidente do CONSUN sobre proibição do que fizera, segundo os Regimento e Estatuto da UFMA. Esse representante do CONSUN disse apenas que a reunião podia ser gravada.

Comissão de Comunicação APRUMA

5 comentários:

Anônimo disse...

É possível ter acesso a esta filmagem ou ao teor dos debates?

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Creio que sim. Entre em contato com a Apruma.

Anônimo disse...

Muito obrigado Ed Wilson!

Att.

Domingos

Dimas dos Reis Ribeiro disse...

Que concurso foi suspenso em liminar pela justiça federal? Eu fiz o concurso para História, fui aprovado em 2º lugar e sou testemunha da lisura da banca e do concurso. Depois que ministrei minha aula(prova didática) permaneci na sala e acompanhei as aulas dos demais. Não vi nenhuma irregularidade. Pelo que tenho percebido há um desrespeito muito grande com os demais aprovados. Qual o motivo de tanta protelação?
Atenciosamente
Prof. Dr. Dimas dos Reis Ribeiro.

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Prof. Dimas, não existe liminar suspendendo concurso em nenhum departamento da UFMA. Isso não está escrito em nenhum lugar no texto. O que existem são suspeitas de irregularidades em concursos, levantadas por alguns candidatos. O único concurso suspenso foi o da Ebserh, noticiado em outro texto do blogue. Para maiores informações procure a Apruma no Facebook ou nos email: apruma3@gmail.com
Atenciosamente,
Ed Wilson Araujo