Compartilhe

domingo, 4 de setembro de 2011

BOI RENOVADOR DA MATA GRANDE MORRE NESTE DOMINGO



A zona rural de São Luís está em festa neste final de semana com a morte do Boi Renovador da Mata Grande, domingo 4/9, a partir das 17 horas, no largo principal do povoado.

O boi ganhou o nome de Renovador há nove anos, em 2002, quando foi retomado sob nova direção. Segundo a presidente Célia da Mata a retomada da brincadeira veio da vontade de resgatar a cultura da comunidade. “Estamos conseguindo estrutura e ganhando a consciência do público. A juventude toma de conta. Brincamos e apresentamos nossas toadas e a força da cultura do Maranhão”, ressalta.

O boi já gravou oito CDs. Em 2011 o batalhão passou a ser comandado por José Domingos Ramos, o Neto, 43 anos, ex-cantador dos bois do Sítio do Apicum, Panaquatira e Matinha.

Filho do famoso folclorista ribamarense Nicolau Sodré, Neto acompanha bumba-meu-boi desde criança, mas começou a compor aos 20 anos de idade. “A inspiração vem de todas as formas. Às vezes a gente compõe até sem querer, mas tudo que tenho no boi devo a meu pai, Nicolau Sodré, meu grande ídolo”, lembrou emocionado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom, gostaria que o senhor postasse mais reportagens sobre o Renovador, estou em Sao paulo mas participei de uma apresentacao dele ano passado em Ribamar. Parane's a presidenta da brincadeira,Celia da Mata.

Francisco Moraes, nascido em Ribamar mas morando em Sao Paulo.

Vou ficar de olho no seu blog. :)