Compartilhe

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

FESTIVAL GUARNICÊ DE CINEMA COMEÇA SEGUNDA-FEIRA

A cerimônia oficial de abertura do 34º Festival Guarnicê de Cinema será realizada nesta segunda-feira, 03, às 18h30, no Auditório Central do Campus Universitário do Bacanga (UFMA), em São Luís.


A solenidade terá apresentação da Banda Infinity Jazz Band, pronunciamento oficial dos promotores e patrocinadores e a estréia estadual do filme “Quebrando o Tabu”, do diretor Fernando Grostein Andrade.


O argumento do longa-metragem “Quebrando o Tabu” (80 minutos, 2011, classificação 18 anos) foi escrito pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O documentário apresenta depoimentos de Fernando Henrique Cardoso, Bill Clinton, Jimmy Carter, Anthony Papa, Ruth Dreifuss, Paulo Coelho, Drauzio Varela, Ethan Nadelmann. A produção é de Fernando Menocci, Silvana Tinelli e Luciano Huck.


O 34º Guarnicê é uma promoção da Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão. Tem patrocínio do Banco do Nordeste, Vale e Petrobrás (Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal) e apoio cultural do Foto Sombra, Prefeitura de Barreirinhas, Uimar Jr. Turismo, Rest. Feijão de Corda e Fundação Sousândrade.


Segundo dia: terça-feira, 04


A programação do segundo dia do Festival Guarnicê (04 de outubro) terá no Auditório Central do Campus Universitário da UFMA, às 08h30, o início da Mostra Guarnicêzinho Animada. Já às 10h começa a exibição da Mostra Filme Longa Metragem Nacional “O Veneno Está Na Mesa”, de Sílvio Tendler.


Em seguida, às 12h tem o Cine Música e às 14h começará a Mostra Competitiva de Vídeos (Bloco 1). Já às 16h inicia a Competitiva de Filmes 35 mm de Média e Curta Metragem. Às 18h tem Cine arte e às 19h, Competitiva de Filmes 35 mm Longa Metragem. Uma atração folclórica fechará a noite.


No mesmo dia, no Auditório Rosa Mochel do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, às 09h começa o Bloco 1 do 14º Troféu para o Concurso Mostra Refestança (Prêmio Nego Chico).


Exposições e Lançamentos


Já às 15h terá início o Bloco 2 do 14º Troféu para o Concurso Mostra Refestança (Prêmio Nego Chico). A agenda do Festival Guarnicê de Cinema terá ainda as exposições “A Solidez de Glauber”, com concepção de Eugênio Araújo e realização dos alunos do 1º Período do Curso de Licenciatura em Artes Visuais; “Arte Alternativa no Cinema”, painel em grafite, e “Exposição Fotográfica” Gero Camilo e Celso Aquino dos Santos, dois homenageados do 34º Festival Guarnicê de Cinema.


O livro e DVD “Quatro Baianos Porretas”, de Silvio Tendler, renomado documentarista brasileiro - conhecido como "o cineasta dos vencidos" ou "o cineasta dos sonhos interrompidos" por abordar em seus filmes personalidades como Jango, JK, Carlos Marighella - será lançado no dia 06 de outubro, às 10h, no Auditório do CCSo, no Campus Universitário do Bacanga. A programação do festival está disponível nos blogs www.ufmacultura.blogspot.com e www.culturaufma.blogspot.com

Nenhum comentário: