Compartilhe

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

ESPANCAMENTO OU MORTE NO TRÂNSITO ASSUSTA SÃO LUIS

A cidade esburacada, cheia de lixo e com esgotos vazando em todos os bairros produz uma cena degradante da qual emerge um novo ator social: o motorista estressado e violento.

Até parece que estamos em uma cidade grande, com o trânsito infernal, mas cheias de parques, praças bonitas e governantes razoáveis. São Luís só copiou das metrópoles o que há de pior.

Vários episódios preocupantes vêm repetindo o mesmo roteiro: bate-boca no trânsito, espancamentos ou morte. No começo de agosto, um grupo de play boys espancou o funcionário do Sistema Mirante Álvaro Junior. Depois, em frente das câmeras, debocharam de todo mundo e saíram sorridentes.

O produtor cultural “Nengo” foi assassinado após uma briga de trânsito no Turu. Recentemente, dois episódios grotescos de espancamento ocorreram na Expoema. Um dos agredidos fusões teve o rosto desconfigurado.

Violência desse tipo pode ocorrer em qualquer lugar, mas São Luís ficou totalmente sem lei nem ordem. Diariamente, pequenos episódios que não viram notícia pipocam diariamente nas ruas da cidade, com insultos, gestos obscenos e todo tipo de irregularidade no trânsito.

Se você tenta ser gentil ao parar em uma faixa, logo logo é agredido por dezenas de buzinas. Olhando nos lados, na frente e atrás quase todos os motoristas estão enfezados, mal encarados, prontos para briga.

A princípio, somos inimigos nessa guerra de todos contra todos na pior capital do país. Cada um se vira como pode. E salve-se quem puder.

Nenhum comentário: