Compartilhe

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

UFMA: CAMPI DE CHAPADINHA E IMPERATRIZ VÃO ELEGER DIRETOR DE CENTRO

João Rodrigues *

A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Maranhão, dos campi de Imperatriz e Chapadinha, irá às urnas na próxima sexta-feira (16) para indicar ao Colégio Eleitoral Especial, na consulta prévia, os nomes de Diretores de Centro de seus campi.

Em Imperatriz, concorrem ao cargo os professores Jéferson de Deus Moreno e Marcelo Donizetti Chaves. No Campus de Chapadinha, os candidatos são os professores Marcos Antonio Delmontes Bonfim, Jivanildo Pinheiro Arruda e Jocéliodos Santos Araújo.

A pró-reitora de Recursos Humanos da UFMA, Maria Elisa Cantanhede, explica sobre as atribuições de um Diretor de Centro. “É o gestor acadêmico e administrativo do campus. Ele cuida da parte administrativa, do planejamento, execução e acompanha as atividades do Centro. Também convoca e preside as reuniões do Conselho do Centro e supervisiona a execução dos projetos pedagógicos dos cursos”, detalha a pró-reitora.

Além disso, o Diretor de Centro é responsável por fazer cumprir as normas legais em vigor e também pela parte orçamentária de recursos do Centro e de suas unidades. É ele quem autoriza a participação de docentes em congressos ou em eventos de caráter técnico ou científico.

Ela explica também a diferença entre o cargo de Diretor de Centro e do Reitor de uma instituição. “A Reitoria é o órgão executivo máximo na Universidade e o reitor é o gestor geral, ele dirige a todos os diretores de Centro. Já o Diretor de Centro é responsável por um Centro Acadêmico”, destaca.

QUEM PODE VOTAR

Em Chapadinha 643 pessoas estão aptas a votar; em Imperatriz, 1779. Podem votar: professores (efetivos, substitutos e visitantes), vinculados ao Centro Acadêmico; técnico-administrativos e alunos regularmente matriculados nos campi onde ocorrem as votações.

Há uma diferença no valor dos votos: o voto de professor tem o peso de 70% e dos técnicos e alunos, 15% cada. Para votar é preciso levar um documento de identificação com foto e verificar se o nome consta na lista oficial de votantes, também disponível no site www.ufma.br.

A votação ocorre das 8h às 21h30 nos campi da UFMA de Imperatriz e Chapadinha. O o resultado da eleição deve ser divulgado no dia 19 de setembro.


* Repórter Correspondente Imperatriz de O Estado Portal Imirante

Nenhum comentário: