Compartilhe

sábado, 3 de setembro de 2011

PT SEM EIRA NEM BEIRA NO GOVERNO ROSEANA

Na negociação para formar as coligações em 2010 o PT foi capturado no varejo para compor chapa com Roseana Sarney (PMDB).

Na época, para seduzir, iludir e enganar os petistas, Roseana entregou a Secretaria de Educação a Anselmo Raposo.

Eleita, emplacou Rodrigo Comerciário nas Relações Institucionais e Edmilson Santos no Desenvolvimento Social.

Euforia total o PT achando-se importante sob o bigode do senador José Sarney (PMDB).

Mas logo logo Roseana tomou a Educação. E os petistas saíram acusados de corrupção.

A secretaria de Comerciário não tem orçamento e Santos foi trocado por Chico Gomes (DEM) no Desenvolvimento Social.

Passou o inverno e o PT foi novamente à caça dos cargos. Tentou retornar à Educação, mas Roseana disse não.

Nem mesmo o longo período de ausência da secretária Olga Simão, para tratamento de saúde, levou o PT à pasta.

Os petistas-sarneístas fizeram gestões para a Ciência e Tecnologia e também não conseguiram. Quando Olga viajou, tanto a Educação quanto a C & T ficaram sob o controle do secretário Bernardo Bringel.

Na Ciência e Tecnologia o PT só ficou com a parte ruim, expondo Fernando Magalhães ao vexame de receber bolsa sem fazer pesquisa científica.

Por último os petistas buscaram a Secretaria do Turismo, abandonada por Tadeu Palácio. Mais uma viagem perdida.

O PT tem apenas a vice-governadoria, onde está abrigado o núcleo dos assessores de Washington Oliveira.

Entre os demais petistas que apoiaram Roseana em 2010 há descontentamento, decepção, arrependimento, humilhação e até tristeza.

Existe um esforço da vice-governadoria para demonstrar força, mas é um trabalho inóquo e sem sentido.

A governadora Roseana Sarney prioriza as solenidades mais importantes, aquelas cuja visibilidade midática realmente conta no ambiente da política.

Em agendas importantes, como a inauguração das UPAs, por exemplo, o vice-governador não aparece nas fotos e noticiários oficiais.

Lá estão os que realmente fazem parte das decisões no governo: Roseana, Ricardo Murad, o chefe da Casa Civil Luís Fernando Silva, o articulador político Hildo Rocha, o pré-candidato a prefeito Max Barros etc.

O vice geralmente representa a governadora em eventos esdrúxulos, alguns fora do Maranhão, como fóruns, seminários, simpósios e similares para discutir abstrações sem qualquer conseqüência prática.

2012 VEM AÍ

A banda sarneísta do PT começa agora a chantagear a governadora, dando declarações nos jornais e blogues sobre candidatura própria dos petistas à Prefeitura de São Luís em 2012.

Vão ameaçar fazer o caminho de volta, mas sempre olhando para trás, esperando um sinal do Palácio dos Leões.

Esperemos, pois tudo é possível na política. O PT pode sim ter uma candidatura própria defendida pelo grupo de Oliveira, desde que seja laranja de Max Barros (DEM), o preferido de Roseana.

8 comentários:

elizeu disse...

Caro Ed,

O jogo político no MA tem regras próprias, não aplicavéis em outros locais. WL, pela sua vivência, devia ter essa clareza. Pelo tamanho do seu aglomerado político/eleitoral, será difícil expandir seu espaço na administração estadual. Ao meu ver, a melhor estratégia seria se reposicionar para as eleições do ano que vem - com mais habilidade e competência.

Abraços,

Elizeu Lira

FRANCISCO ARAUJO disse...

Caro ED,
é a síndrome de querer gozar com o pirulito alheio. Em várias conversa te falei o que já tinha ouvido...sobre qual seria parte do PT nesse latifúndio improdutivo.
Semana passada ouvi de um petista talentoso que o PT fazia parte de um condomínio, mas só que a casa do PMDB etc eram melhores e mais arrumadas... No mesmo instante respondi ao companheiro... dizendo o seguinte: O PT é um menino de rua (na rua e em situação de risco)sob a marquise do edifício do sarneísmo, mas só que as chuvas são acompanhadas de fortes ventos e os ventos mudam... Resumindo: o menino é está "abrigado" precariamente, sob o olhar preconceituoso e vingativo dos moradores históricos e natos desse edifício... O PT não chegou nem a condição de INQUILINO... o seu status é de intruso.
O que os Sarney sabiam que muitos petistas tinham se domesticado nas entranhas do governo Lago..com assessorias etc... e a outra parte queria vingança... Ora o PT sempre teve esse fervor canibal desgraçado, mas essa confusão das partes litigiosas ocorriam dentro do mesmo lado do campo político (esquerda e oposição ao sarneísmo)..o que acabava gerando inúmeros pontos de confluência (o que gerava uma agenda negociada etc.) Ora..isso não era conveniente aos Sarney.. que acabavam sendo atacados por todas essas correntes, grupos etc... Fazendo com que todos os seus adversários ficassem de alguma forma ligados a eles... Para os Sarney é uma necessidade homogeneizar, provocar a indistinção no cenário político. Quanto mais todos forem iguais..melhor para eles. Para que no final sejam absolvidos com a tese de que todos passaram por lá ou pela mãos dele. Vide Jackson, PC do B etc.. Restava Humilhar o PT genericamente... já que as brigas internas impossibilitam uma forra sobre todos, mas aplicando individualmente... Dutra, por exemplo, não foi individualmente humilhado, mas teve sua propaganda eleitoral seguida de uma inserção da foto de Roseana e assim todos os demais candidatos..mesmo os que eram contra a aliança PT-Sarney. Lá a vingança tem que ser servida crua... e sempre prato principal.
Nós não estamos lá nessa aliança..mas enquanto petistas filiados sofremos a extensão dessa desmoralização...
Laranja...vai ser qualquer um de qualquer ala... pois esse é o mote castelista contra o PT. Castelo vai se encarregar de nos pintar assim...
O comandante in-chefe WL e guerreiro de Saco das Almas ...estão (ambos) definhando nessa situação... Esses grupos maiores precisam equacionar melhor a sobrevivência.... Ou a saída vai ser a saída: uma forma dupla de humilhação imposta pelos Sarney.

elizeu disse...

Francisco,

Correta a sua análise. Mas a percepção de que, dividido na articulação política para o jogo político externo, o partido não avançaria é clara tanto para Dutra quanto para WL. A manutenção desse quadro interessa a ambos. Ao primeiro por alimentar o seu discurso de que o segundo era alinhado dos Sarneys; ao segundo interessava ter em Dutra uma referência mais raivosa, menos pragmática, talvez estimulado pela idéia de que o PT que chegou ao poder não foi o PT de Dutra e sim o seu. Para o embate político no jogo de poder no MA, as estratégias de ambos se mostraram equivocadas. As contradições que ambos passaram anos evidenciando se limitavam a deixar claro que um era sarneysista e o outro era contra Sarney. Ora, sabemos que a oligarquia está tão estruturada que a sua substituição carece de mais do que isso. Não conheço, por exemplo, o modelo de sociedade que Dutra e WL defendem. Não lembro de algo que ambos falassem que remetesse a um projeto que considerasse a inclusão das milhares de famílias pobres do estado - o que resultaria em participação que, por sua vez, alteraria a correlação de forças política-eleitoral. Sabemos que os atores políticos com chances de chegar ao poder no MA não tem interesse ou não reúnem condições de mudar a estrutura vigente. Isso somente ocorrerá com a participação da sociedade, os mais pobres inclusos. Esse é o grande projeto em que Dutra ou WL - o PT do MA, ao fim - deveriam se debruçar. Se ambos não convencerem a sociedade de que seus projetos são os melhores, ocuparão suas agendas - ja bastante longas, aliás -com a eterna guerra de grupos/facções que passam a imagem de que apenas defendem seus próprios interesses.

Abraços,


Elizeu Lira

Francisco José Araujo disse...

Elizeu,
muito boas e bem redigidas considerações. Já postei uns artigos no meu blog..que indicam exatamente isso: o personalismo e a intriga que alimenta o universo do umbigo. É lógico que o cenário não é despercebido...mas que os sujeitos principais agem conforme suas conveniências. Escrevi um post A oposição perfeita... Esse questionamento sobre o que fazer e quem vai fazer estendo a todos..não deixo só restrita ao lados petistas..mas a tudo que se diz oposição ao sarneísmo. Tem um outro post sobre o Nanico..carregador de piano e um outro post sobre essa parte... que você cita: sociedade civil..reproduzir parte de uma análise que fiz sobre a sociedade civil maranhense.. Também compartilho dessa ideia. Como uma árvore tão boa... só produz frutos maus? Pior.Por que os conserva? Vejo que temos que enveredar por uma análise da nossa cultura política..sarney não pode, historicamente, ser uma invenção de si mesmo... sem contexto, sem uma rede relações sociais que a produza e tal dimensão..
Mas essa mágica briga para completar o vazio...é notória...
Eu também... não lembro de nada. Muito boas suas considerações. Parabéns!
Se possível.. visite meu blog, http://araujofrancisco.blogspot.com/2011/08/oposicao-perfeita-e-inercia.html
Porém, antes passe aqui no blog do Ed Wilson, que sempre nos presenteia com artigos lapidares.
Conte comigo... para qualquer ação de tomada de poder de caráter renovador, progressista e comprometido com a liberdade...democrática e com a responsabilidade republicana.
Abraço...

Anônimo disse...

A verdade e que WL vendeu o PT aos trocados do grupo Sarney. Ele (WL) e alguns companheiros estão bem, com dinheiro no bolso, mas outros estão ate passando fome. Esse tal de Fernando Magalhães e um zero a esquerda, pois parece que n tem mais influencia nenhuma sobre o partido; será que deram um "cala boca" para ele? O Exmo. Vice governador deve ter providenciado algo, afinal o gabinete do vice tem abrigado tanta gente! O PT, ao passar do tempo tem mudado sua bela história, de lutas e conquistas e se envolvido com a corrupção. WL só tem seguido as "diretrizes" do nacional.

elizeu disse...

Caro Ed e Francisco,

O comentário do leitor "anônimo" acima é recorrente no MA ao afirmar que WL "vendeu" o PT aos sarneys. Não concordo com isso. Um partido que detém o poder que o PT possui não se vende. O que deve ter ocorrido é os seus líderes, no jogo político (que é a disputa pelo poder) terem escolhidos estratégias equivocadas - ou avaliado mal os cenários possíveis. No caso do MA esses cenários ganham contornos ainda mais complexos. No mais, os projetos implementados pelo PT já são maiores do que os seus criadores. Não seria exequivél imaginar Lula com com a popularidade que tem sem os programas que criou. Foram estes programas, inclusive, que levaram ele a eleger sua sucessora. Ao meu ver, a única forma do PT do MA avançar sobre a sociedade maranhense é deixar claro a ela que busca um modelo de desenvolvimento que pense nos mais pobres, que quer ampliar sua relação com os movimentos sociais para além daqueles que lhes são atrelados historicamente e que isso se reflete nas políticas que implementa - inclusive nas pastas que o partido já controla. As secretarias estaduais, por exemplo, não se prestam apenas a reproduzir os programas federais, mas a formular e implementar os seus próprios, mais ajustado a especificidade local - ai sim, disputar recursos do tesouro estadual e, com isso, ampliar seu espaço de poder.

Abraços,


Elizeu Lira

Silas disse...

Pois é,
Que comentário revelador esse postado por Anônimo (5 set 2011 18:36)!
1. Diz o comentarista que "Ele (WL) e alguns companheiros estão bem, com dinheiro no bolso, mas outros estão ate passando fome". Ou seja, a "boquinha" não chegou para todos os "companheiros" (alguns estão passando fome)e daí a revolta. A turma estava esperando um "empreguinho" para todos, mas o Sarney não deu. Ai, que revolta!!!!
2. Será que não deram um "cala boca" na outra banda do PT (se alguém ainda acredita nessa história de PT ético)?A tal banda não-sarneyista (é piada!)está calada quanto aos desmandos no Estado.
3."O PT, ao passar do tempoo tempo tem mudado sua bela [?] história [...] e se envolvido com a corrupção. Eis a razão porque deixei de votar no PT: a corrupção que o PT institucionalizou no país. Ou vão negar que Lula incluiu a corrupção no "modo PT de governar"?
Petistas, vocês são o que de pior existe no cenário político nacional!

Anônimo disse...

Com todo o respeito ao comentário do Eliseu, não sei se o mesmo conhece os bastidores da política, mas sem grana e acordo nada acontece. O que WL fez foi aceitar apenas o primeiro, ou melhor, troco dos Sarney, enquanto ao segundo, acordo, não foi feito, pois só obedece ao que a governadora manda. Entende??
Quanto ao comentário do Silas e interessante observar que WL tem firmado alianças com o "outro" lado do PT, como por exemplo: Chocolate, Eri Castro, Dimas (que era Pt e depois Pc do B e agora PT), César Soares, enfim...um verdadeiro "CALA BOCA". E esse Fernando Magalhães evaporou, pois n faz mais nada pelo PT, muito menos em prol do povo maranhense.

Um abraço.

Anônimo.

Forte abraço.