Compartilhe

quarta-feira, 2 de maio de 2012

WO TEM APENAS A METADE DO PT

São praticamente inúteis as tentativas do vice-governador Washington Oliveira (WO) para viabilizar, dentro do próprio PT, sua candidatura a prefeito de São Luís.

Candidato oficial da oligarquia Sarney na capital, WO não consegue costurar o partido na pré-campanha, mas insiste na verborragia da unidade local. Tempo perdido.
Metade do partido tampa o nariz e engole o candidato. A outra banda rejeita. WO conversou pessoalmente com lideranças da Resistência Petista, ala anti-Sarney do PT, mas vem recebendo sucessivas respostas negativas.
A rejeição a WO tem várias razões.
1ª Com a tatuagem de Sarney na testa, WO carrega o estigma da derrota em São Luís. Desde Jaime Santana (1985) até Gastão Vieira (2008), os candidatos da oligarquia saíram-se inexpressivos eleitoralmente.
2ª WO é um fardo pesado de carregar. Os candidatos a vereador do PT estão desanimados. Geralmente é o majoritário quem “alavanca” os proporcionais. Com WO na cabeça, os postulantes petistas à Câmara Municipal temem ser puxados para baixo.
3ª A falta de sintonia com a cidade é outro problema. Sem a militância engajada, praticamente extinta do PT, o candidato vai enfrentar o profissionalismo do PDT - enraizado nos bairros desde 1988 – e a máquina do prefeito João Castelo (PSDB).
4ª Falta conhecimento técnico sobre São Luís. O vice-governador já deu várias declarações sobre o Plano Diretor. Nenhuma faz sentido. Outro erro grave: o petista-sarneísta critica os esgotos a céu aberto como se fossem responsabilidade da Prefeitura, quando o problema é da Caema de Ricardo Murad, cunhado da governadora Roseana Sarney.
5ª O petista é ruim de televisão. Não transmite confiança no que fala nem interpreta o que diz. Será facilmente triturado por um adversário experimentado como o prefeito João Castelo (PSDB).
Em privado, os próprios aliados desdenham de WO.  Consideram o candidato sem voto, despreparado, travado e sem ânimo para empolgar o eleitorado.
Porém, tudo pode acontecer...
O apoio do PT Nacional será decisivo na campanha. Sob as ordens de Sarney, Lula deve envolver-se pessoalmente na campanha de WO, podendo operar o milagre da multiplicação dos votos.
Curado de uma doença grave, Lula será quase um santo daqui pra frente.
A presidente Dilma Roussef (PT) pode operar outro milagre - o da multiplicação do dinheiro para irrigar a campanha.
WO tem ainda o engajamento do governo Roseana Sarney (PMDB), interessado em vetá-lo da linha sucessória em 2014, quando Roseana tirar licença para disputar o Senado.
Junta-se a esse arsenal o marqueteiro Duda Mendonça ou qualquer outro do mesmo naipe, capaz de transformar o insípido vice-governador em um pop star.
De quebra, tem ainda os novos quadros da juventude do PT. Menino prodígio de Coroatá, recém-contratado na vice-governadoria, Sadam Husseim está a postos, todo empolgado para carregar uma bandeira do 13.
Com a força de Lula, Dilma, José Sarney, Roseana, Ricardo Murad e Sadam Husseim, WO tem tudo para ganhar a eleição.
Só perde mesmo se for ruim demais de voto.

Nenhum comentário: