Compartilhe

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

A UEMA SUCATEADA, WALDIR MARANHÃO E CESAR PIRES

A divulgação da pesquisa que coloca a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) na 7ª colocação entre as piores do Brasil não recebeu nenhuma nota de solidariedade do governo do Maranhão, principal gestor da instituição.

Eficiente na defesa do governo, a Secretaria de Comunicação (Secom) não refutou a pesquisa que desqualifica a instituição. Sinal de que o ensino superior público não tem qualquer importância para Roseana Sarney e seu secretariado.

Ex-reitor da UEMA, o deputado federal Waldir Maranhão (PP) também não se pronunciou. Pelo contrário, foi pronunciado pela Polícia Federal (PF) como envolvido no esquema de lavagem de dinheiro de prefeituras.

A PF capturou ligações telefônicas entre Waldir Maranhão e um doleiro. O deputado também foi acusado, quando reitor, de utilização político-partidário da universidade. Maranhão "expandiu" a UEMA; porém, o resultado da gestão dele aparece nos indicadores agora como piorada.

Outro ex-reitor da UEMA, o deputado estadual Cesar Pires (DEM) também não proferiu uma palavra para defender a universidade. Líder do governo Roseana Sarney (PMDB) na Assembléia Legislativa, Pires está preocupado mesmo é com a compra e venda dos partidos no Maranhão.

Tenho dito e repetido: a UEMA tem excelentes professores, pesquisadores dedicados, técnicos eficientes e alunos inteligentes e esforçados.

Mas, em que pesem os bons recursos humanos, a universidade estadual nunca foi priorizada pelos sucessivos governos Sarney no Maranhão. Sempre sucateada e entregue aos interesses politiqueiros, a nossa principal universidade mais parece uma pastagem abandonada.

Dos dois ex-reitores, ambos deputados, um aparece nas páginas policiais e o outro acusa os correligionários de venais.

Mas, se você achava que a educação superior do Maranhão está ruim com os indicadores da UEMA, saiba que o deputado Waldir Maranhão, o ex-reitor que afundou a universidade, acaba de requerer a criação da subcomissão "especial" que vai estudar a Reforma Universitária no Brasil. Leia AQUI

Dessa vez, ele promete revolucionar a educação superior. Pode esperar.

Nenhum comentário: