Compartilhe

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

"NÃO VOTO EM RUI FALCÃO", AVISA HENRIQUE SOUSA SOBRE ELEIÇÃO NO PT

Vai gerar forte repercussão no petismo a declaração do jornalista Henrique Silva, candidato a presidente do diretório estadual do PT no Maranhão. Sem meias palavras, Henrique disse que não vota em Rui Falcão, presidente nacional do partido e candidato à reeleição.

A posição de Henrique foi revelada na noite desta quarta-feira, 30, durante o lançamento da candidatura de Paulo Serra (Paulinho), integrante da Resistência Petista, à presidência do diretório municipal de São Luís. 

A rejeição de Henrique a Falcão é um sintoma do racha maranhense na tendência CNB (Construindo um Novo Brasil), liderada por Lula, Zé Dirceu e pelo próprio Falcão.

O candidato da CNB à presidência do diretório estadual do Maranhão é Raimundo Monteiro, o preferido da governadora Roseana Sarney (PMDB) e apoiado pelo vice-governador petista Washington Oliveira (WO).

Henrique Silva é chefe de gabinete do deputado estadual Zé Carlos (PT) e defende candidatura própria do petismo ao governo do Maranhão, contrariando a orientação do comando nacional do partido, acatada por Monteiro e WO, que preferem a reedição da aliança com o PMDB do senador José Sarney.

Ex-aliado de WO e Monteiro, Henrique decidiu lançar-se candidato a presidente e fragilizou a base do vice-governador WO, provocando sérios danos à candidatura de Monteiro.

Além de Henrique, Monteiro enfrentará a candidatura de Augusto Lobato, da Resistência Petista, que defende aliança com o PCdoB de Flavio Dino.

Os presidentes e demais integrantes dos diretórios municipais, estaduais e nacional serão eleitos no Processo de Eleição Direta (PED), em dois turnos, o primeiro em 10 de novembro. 

Henrique e Lobato já selaram um acordo: estarão juntos no segundo turno contra Monteiro.

A propaganda de Falcão chegou a ser impressa no jornal de campanha de Henrique, mas o voto no homem com nome de pássaro está descartado.

A situação de Monteiro e WO ficou mais complicada com a declaração de Henrique. O voto no PED é geralmente "casado", ou seja, existe um alinhamento entre os candidatos nacionais, estaduais e municipais.

Rui Falcão e Monteiro são os candidatos preferidos de José Sarney. 

Em resumo, a direção nacional do PT pode preparar a intervenção no Maranhão, a exemplo de 2010. No voto limpo, Monteiro não ganha. 

E Rui Falcão está correndo o risco de perder o PED no Maranhão, onde tudo pode acontecer.

Nenhum comentário: