Compartilhe

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

É GOLPE: SARNEY ARMA O JOGO PARA A ELEIÇÃO INDIRETA DE LUIS FERNANDO


Depois de vestir a camisa do PT em Roseana, WO será conselheiro do TCE, em mais um ato
de traição contra as oposições no Maranhão

O cobiçado cargo de conselheiro vitalício do Tribunal de Contas do Estado (TCE) é a principal peça no xadrez político do Maranhão na eleição de 2014.

A vaga aberta no TCE com a aposentaria do conselheiro Yedo Lobão é disputada por vários interessados, entre eles os deputados estaduais Cesar Pires (DEM), líder do governo Roseana Sarney (PMDB), e Rogério Cafeteira (PSC), parente do senador Epitácio Cafeteira (PMDB).

Nenhum dos dois vai levar. O cargo no tribunal já está reservado ao vice-governador Washington Oliveira (WO), homem de fidelidade canina à oligarquia Sarney.

GOLPE À VISTA

WO vai para o TCE com o objetivo de facilitar uma grande jogada do senador José Sarney: eleger governador, ainda em 2013, o secretário estadual de Infra-Estrutura Luís Fernando Silva.

Todas as pesquisas dão larga vantagem a Flavio Dino (PCdoB) e a oligarquia Sarney precisa turbinar a candidatura de Luis Fernando, fazendo dele governador agora para que dispute a eleição de 2014 na cadeira de Roseana.

A operação consiste na eleição indireta de Luís Fernando, na Assembleia Legislativa, após o afastamento da governadora Roseana Sarney (PMDB) para disputar o Senado.

Roseana pedirá afastamento, WO será acomodado no TCE e o presidente da Assembleia, Arnaldo Melo (PMDB), vai convocar eleição indireta.

TCE DEPOIS DA ELEIÇÃO PETISTA

José Sarney já combinou o jogo com Arnaldo Melo, que anunciou a decisão sobre o TCE apenas depois da eleição interna do PT, em novembro.

É certo que WO vai para o TCE, mas o anúncio não pode ser feito agora. WO precisa vender aos petistas o sonho de que será governador, após o afastamento de Roseana.

A expectativa de oito meses no governo serve para alimentar os petistas em torno de WO, principalmente no período de disputa no PT maranhense, onde várias tendências disputam o controle do partido.

Em novembro, os petistas vão eleger os presidentes e chapas aos diretórios municipais, estaduais e nacional.

No Maranhão, o candidato de WO é o atual presidente do diretório estadual Raimundo Monteiro. A vitória desse grupo é a garantia de que o PT vai manter a aliança com o PMDB e apoiar Luis Fernando.

PT EM TRANSE

Mas, a vitória dos sarnopetistas não está certa. Desacreditado até entre seus aliados, o vice WO precisa vender o sonho de que será governador para ajudar Monteiro e ter maioria nas instâncias que vão decidir a política de alianças do PT em 2014.

Em função da eleição interna do PT, Arnaldo Melo adiou o anúncio da nomeação de WO para o TCE.

Se ganhar o diploma de conselheiro agora, WO joga água na fervura de Monteiro e pode até perder a eleição no PT.

Monteiro enfrenta dois adversários: Augusto Lobato, da Resistência Petista; e Henrique Sousa, chefe de gabinete do deputado estadual Zé Carlos.

Portanto, a nomeação de WO no tribunal só sai depois da eleição do PT.

WO ilude a base petista, dizendo que vai ser governador, mas o destino dele está traçado para o TCE.

Outra ilusão alimentada por WO é o cargo de vice-governador para o PT em 2014, mas isso está fora de cogitação no Palácio dos Leões, que já considera o petismo contemplado com o TCE e alguns empregos periféricos.

NOVOS PETISTAS

No pacote de Sarney para o PT entrou a filiação do secretário estadual da Fazenda Fabio Godim, para ser candidato a deputado federal.

A filiação foi efetivada na calada da noite pelo presidente do diretório municipal de São Luis, Fernando Silva, que é candidato a deputado estadual em dobradinha com o federal Godim.

Porém, o ingresso de Godim foi vetado no diretório estadual porque ameaça as candidaturas a deputado federal de Zé Carlos, Rodrigo Comerciário e Ney Jefferson.

Godim foi recusado no petismo maranhense por 10 x 5 e vai recorrer à direção nacional, onde Zé Dirceu e Lula devem dar um jeito, obrigando o PT do Maranhão a aceitar o novo pretendente.

O secretário da Fazenda pode até se filiar, mas não tem garantido o direito de candidatura, dizem os radicais da Resistência Petista. Há controvérsias...

PACOTE DE WO

WO tinha um pacote, que incluía Godim para federal, Helio Soares para estadual e Paulinha Lobão de vice-governadora. O senador Edison Lobão vai indicar o vice de Luis Fernando.

Helio Soares foi vetado porque era temido pelos aliados de WO que são candidatos a deputado estadual: Inácio Rodrigues, Francisca Primo, Kleber Gomes e Fernando Silva.

Já Godim será o interventor do PT, nomeado por WO, que vai atropelar todos os seus aliados para entregar o comando do partido ao secretário de Fazenda de Roseana Sarney.

FALTA COMBINAR

O jogo que Sarney armou está sendo jogado. Só falta a eleição do PT acabar para WO ganhar o prêmio de conselheiro do TCE – o troféu de maior traidor das oposições em todos os tempos no Maranhão.

Se tudo der certo e Luís Fernando virar governador em 2013, ele será a fênix de 2014. Só falta combinar com o eleitor.

Nenhum comentário: