Compartilhe

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

RESISTÊNCIA: AUGUSTO LOBATO LANÇA CANDIDATURA A PRESIDENTE DO PT

Resistência Petista: Lobato segue firme para tirar o PT do controle da oligarquia Sarney
Atual vice-presidente do PT, o militante histórico Augusto Lobato faz hoje o lançamento da sua candidatura a presidente do partido, às 19h, em um jantar para a militância e convidados, no restaurante Tok Italiano (rua do Aririzal, 15). 

"Sua participação é importante para fortalecer nossa luta em defesa de um PT que faça parte da grande mudança no Maranhão. Somos todos chapa Resistência Petista na luta", convida Lobato, que é alinhado à candidatura de Flavio Dino (PCdoB) ao governo do Maranhão.

Augusto Lobato tem o apoio de várias tendências do partido que integram o campo "Resistência Petista", não alinhado à oligarquia Sarney.

A Resistência Petista teve baixas com a saída do deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) e do federal Domingos Dutra (Solidariedade); porém, as bases dos ex-petistas vão manter o apoio a Lobato dentro do petismo.

Lobato está alinhado à candidatura de Paulo Teixeira à presidência do diretório nacional do PT. Teixeira já deu várias declarações contra a aliança do partido com o PMDB no Maranhão. Ele prega a ruptura do petismo local com a oligarquia Sarney.

Candidatos e posições

O comando do PT maranhense tem três candidaturas competitivas à presidência do diretório estadual: Raimundo Monteiro, Augusto Lobato e Henrique Silva.

Atual presidente, Monteiro é o candidato da governadora Roseana Sarney (PMDB) e tem o apoio do vice-governador Washington Oliveira (PT). Monteiro prega a reedição da aliança com a oligarquia Sarney.

O jornalista Henrique Silva defende candidatura própria do PT. Silva é o chefe de gabinete do deputado estadual Zé Carlos, da base de Roseana Sarney. Henrique afastou-se do grupo local de Washington Oliveira (WO), mas mantém alinhamento à direção nacional do PT (Lula e Zé Dirceu).

A eleição será decidida em dois turnos. Augusto Lobato e Henrique Silva dialogam sobre a possibilidade de apoio recíproco na segunda etapa da disputa. 

Em que pesem as ideias, discursos e propostas, a eleição no PT é decidida pelo poder econômico. Monteiro é favorito por esse critério.

Também não há garantia quanto às decisões tomadas no partido. A ordem da direção nacional é manter a aliança com o PMDB, em nome da reeleição da presidente Dilma Roussef.

Se o PT do Maranhão fizer opção diferente da aliança com o PMDB, pode haver nova intervenção, a exemplo do que aconteceu em 2010.

Nenhum comentário: