Compartilhe

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

EXPULSÃO DE BIRA DO PT TEM OUTRA VERSÃO: HOUVE ACORDO COM WASHINGTON OLIVEIRA?

Bira e Washington: há controvérsias sobre o convite para o deputado sair do PT
Ainda não está totalmente esclarecido o episódio no qual o deputado estadual Bira do Pindaré foi convidado a sair do PT, na versão interpretada como expulsão.

Pela internet, na lista de discussão interna do partido, os opositores de Bira o acusam de ter feito um acordo com o grupo do vice-governador Washington Oliveira (WO) para construir uma saída à francesa, materializada na carta assinada pelo presidente estadual do PT Raimundo Monteiro.

WO, em mensagem postada na lista, foi taxativo: a carta foi escrita por Bira e assinada por Monteiro!

O que poderia ser absurdo – Bira fabricar a carta que o expulsa – tem explicações subterrâneas que só a política é capaz de produzir.

Na versão dos aliados de WO, os termos do acordo seriam os seguintes: Bira estava de fato interessado em sair do PT, não por opção, mas por uma imposição das circunstâncias.

Quais seriam as circunstâncias?

Supostas interferências políticas da oligarquia Sarney no TCU (Tribunal de Contas da União) para torná-lo inelegível, por meio do processo que investiga atos administrativos de Bira quando superintendente da Delegacia Regional do Trabalho (DRT).

Bira, embora se exima de culpa na condenação do TCU, sabe que o trator dos adversários pode deixá-lo sem mandato e até cassar seus direitos políticos.

Diante dessa circunstância esdrúxula, o deputado teria dialogado com emissários de WO para combinar uma saída que lhe mantivesse o direito de candidatura em 2014.

E assim foi posto na carta (veja abaixo), anistiando Bira da perda do mandato, caso saísse do PT.

A segunda parte do capítulo é ainda mais interessante. Bira declarou sua preferência por filiação no PSB e informou, em reunião petista, que conversou com o presidenciável socialista Eduardo Campos, cuja mãe vem a ser conselheira do TCU.

Diante dessa nova versão, o blogue se coloca à disposição de Bira do Pindaré para esclarecimentos, caso queira.

Este blogue tem duas características fundamentais: a busca pela verdade e a honestidade com os leitores. Diante da nova versão, teria de colocá-la para que o desenrolar dos fatos seja de amplo conhecimento.  

Quem me acompanha sabe das minhas preferências ideológicas e da minha posição dentro do PT, de oposição à oligarquia Sarney.

Venho, ao longo dos últimos três anos, mantendo alinhamento ao campo Resistência Petista, formado por vários agrupamentos e tendências identificados com o que se costuma chamar de campo democrático-popular, do qual Bira do Pindaré faz parte.

A militância petista quer ouvi-lo sobre supostos acordos com WO.
A carta da discórdia: WO diz que Bira escreveu e Monteiro apenas assinou

Um comentário:

Anônimo disse...

E Monteiro é aquele que assina sem Lê e que já deixou Ptistas em maus lençóis.
José Filho