Compartilhe

terça-feira, 22 de outubro de 2013

COMPANHIA DIRETO DA FONTE ENCENA ‘RIMBAUDEMONIO’

Peça mistura cinema e teatro, carinho e violência, álcool e poesia, nudez e roupas pesadas para contar a história do encontro de Artur Rimbaud com o diabo às vésperas do poeta francês deixar a poesia. O texto é do escritor Celso Borges e a direção do ator Charles Melo.

Estreia no próximo dia 25 de outubro na sala SATED (rua da Estrela, 350 – Praia Grande), às 21h, a peça Rimbaudemonio, montagem da Companhia Direto da Fonte, com direção de Charles Melo e atuação de Raimundo Reis (como o demônio) Ruan do Vale (como Rimbaud). A peça é uma adaptação do texto Rimbaudemonio: traições, colagens e iluminações no inferno escrito pelo poeta Celso Borges em 2007 quando ainda morava em São Paulo. 

“Depois de beber inspiração no cálice satânico para escrever alguns dos versos mais belos de sua época, Rimbaud abandona a poesia. Antes, porém, sente-se no dever de comunicar isso ao seu grande mestre e para isso vai visitar o diabo no inferno, que se revolta contra ele”, diz Celso Borges, autor do texto original.   

Rimbaudemonio é inspirado em cinco tradutores do poeta francês, que  alimentaram a construção do texto: Augusto de Campos, Ivo Barroso, Lêdo Ivo, Maurício Arruda Mendonça e Rodrigo Garcia Lopes, além de ensaios de Wallace Fowlie, Henry Miller, Edmund Wilson e Peter Stanford; e inspirações libertárias do Gênesis, de Roberto Piva, de Charles Baudelaire e do clássico Simpathy for theDevil, da dupla Jagger e Richards, da banda de rock Rolling Stones.


FICHA TÉCNICA
RIMBAUDEMONIO

Sala SATED – Rua da Estrela, 350
Pre estréia: dia 20 de outubro às 20h
Estreia: dia 25 de outubro às 21h
Temporada: Sextas-feiras até o final do ano
Figurino, iluminação, cenografia e direção: Charles Melo
Elenco: Raimundo Reis e Ruan do Valle
Fotografia: Evandro Martin
Edição e som: Edemar Miqueta

O GRUPO

A Companhia Direto da Fonte existe informalmente desde 1992 quando tinha o nome de H3ASO4 Produções. Com essa designação montou os espetáculos “Terceira Canção de Muito Longe”, roteiro de Charles Melo e poemas de Mario Quintana, tendo se apresentado em São Luís, Rio de Janeiro, Teresina, Imperatriz e Belém; “O Sótão” de Ivan Sarney com direção de Tácito Borralho; “O Moço que Casou com Mulher Braba” de D. Afonso Manoel com direção de Charles Melo; “As Aventuras do Super-Espantalho contra o Dr. Corvo” de Ivo Bender com direção de Geraldo Iensen; “Biedermann e os Incendiários” de Max Fricht com direção de Charles Melo. Já com o nome de Companhia Direto da Fonte montou “A Cigarra e a Formiga”, “Camões Diet”   “Poemas para Che” e “Toilet”, todos com texto e direção de Charles Melo, e   “Rimbaudemônio”, de Celso Borges com direção de Charles Melo. O próximo projeto do grupo é uma adaptação dramatúrgica de Inaldo Lisboa do romance “Noite Sobre Alcântara”, de Josué Montello. A montagem acabou de ser aprovado na lei de incentivo cultural do Estado e os ensaios devem começar em outubro para estrear em março de 2014.
 
“O Texto do Celso Borges era um desafio em estado bruto e apesar dos méritos literários nos dava poucas indicações de ações cênicas. O que fizemos então parece muito com o que ele fez com o Rimbaud: traições, colagens e iluminações ‘no palco’. A poética da palavra foi complementada pela poética do gesto, da imagem, dos sons e da própria existência das personagens. Nosso demônio é um misto de Verlaine, Alter-Ego do próprio Rimbaud, e senso comum questionado. Nosso Rimbaud é um menino sensível e confuso e a peça como um todo parece dizer que, com a partida de Rimbaud para a África, o romantismo do século XIX está definitivamente morto e enterrado. Ele deu o seu recado: É preciso ser absolutamente moderno”, afirma o diretor Charles Melo.

Rimbaudemonio tem pré estréia para convidados dia 20 de outubro e será apresentado todas as sextas, até o final do ano a partir do dia 25 de outubro na pequena Sala Sated, de apenas 36 lugares.

Nenhum comentário: