Compartilhe

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

PROJETO FLORESCER: CORES E AROMAS NA PAISAGEM DO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUIS

Projeto visa colocar flores nas escadarias e becos do Centro Histórico
Uma iniciativa louvável começa a ser posta em prática para revitalizar o Centro Histórico de São Luis. Trata-se do Projeto Florescer, 
desenvolvido inicialmente por
 Poliene SchalcherSergio Santos BarbosaGilberto Lago e Fafá Lago.

De imediado, o projeto visa fazer intervenções nas ruas, becos e escadarias da Praia Grande com a colocação de jarros com flores nos logradouros. Um dos objetivos é mudar o cenário de sujeira e odor predominantes no Centro Histórico.
Escadaria da Catarina Mina será colorida e aromatizada com flores
A primeira intervenção será realizada na escadaria Catarina Mina. O projeto está em andamento com adesão de várias entidades, moradores e empresários. "E que as sacadas se preparem para as flores!", sugerem os organizadores.

Flores nas escadarias e becos

A meta é envolver e incentivar a participação de todos os moradores, lojistas, usuários e a comunidade na colocação de jarros nas escadarias e nas sacadas, embelezando um dos cartões postais de São Luís. 

"Nosso Centro Histórico, patrimônio cultural da humanidade, encontra-se em estado de abandono. Muita sujeira, odor e pouco conservado. Pretendemos reverter esse quadro com atitudes e ideias simples que possam transformar o local, tornando-o mais bonito e agradável para quem nele mora, quem dele precise e quem ele visite", diz o texto do projeto.
.
Idealizadores do projeto fazem visita técnica à Praia Grande
Menos odor, mais aroma

A princípio as flores serão colocadas nas escadarias. "Vamos levar à população a reflexão e conscientização sobre a importância do exercício da cidadania e responsabilidade com a sua cidade, o seu patrimônio, a sua rua, a sua calçada, a sua porta, o seu jarrinho de flor e a sua contribuição para a beleza da cidade", explicam os idealizadores. 

O envolvimento da comunidade é fundamental, através da adoção e cuidados com jarros e plantas nas portas das casas e dos estabelecimentos comerciais. 
Além do plantio, serão realizadas oficinas de reciclagem e reutilização de material como garrafas pets, latas, caixotes etc. 

Catarina Mina

A primeira escadaria a ser trabalhada será a “Catarina Mina”, por estar localizada em uma área bastante ativa, mais fácil para uma primeira ação e a possibilidade de um impacto mais imediato pela quantidade de pessoas que transitam por ela. 

A escadaria de 35 largos degraus em pedra de lioz, datada do século 18. Ganhou o nome em homenagem a uma bela escrava que, segundo contam, a partir do trabalho árduo e dos seus encantos, comprou sua própria alforria.

Fotos: Fafá Lago

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns com louvor aos idealizadores do projeto florescer! São Luís e os turistas ficarão imensamente gratos com o tratamento a ser dado ao Reviver. Tenho esperança que a iniciativa frutifique e faça com que o prefeito e os munícipes cuidem melhor da sua cidade. O projeto florescer é uma prova de que é possível transformar uma cidade, mesmo, com poucos recursos. São Luís está precisando de alguém que cuide dela com mais carinho!
Bravo!!!Parabéns!!!

Ricardo Debiase Pinto disse...

Parabéns com louvor para os idealizadores do projeto florescer! Os munícipes e os turistas ficarão gratos pelo embelezamento do Reviver. Projetos com esse, de baixíssimo custo, devem ser incentivados por todos munícipes e que os nossos governantes aprendam que é possível fazer muito com poucos recursos. Bravo!!! Parabéns!!!