Compartilhe

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

LICITAÇÃO DO TRANSPORTE: POPULAÇÃO PRECISA PARTICIPAR

Prefeito Holanda Jr e governador Flávio Dino entregaram ônibus novos, mas falta avançar na
política de mobilidade urbana para São Luis
O processo de licitação para o transporte público de São Luís começou a ser debatido em audiência pública realizada na Câmara de Vereadores.

Mas, ainda é pouco. O debate sobre a licitação deve ser ampliado e divulgado, com a realização de audiências públicas nos bairros, envolvendo associações de moradores e grupos organizados.

A licitação é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado entre a Prefeitura e o Ministério Público (MP).

Por se tratar de uma atividade complexa, que envolve um serviço fundamental no cotidiano da população, o processo licitatório deve ter a participação de todos os segmentos interessados.

A licitação precisa ser construída dentro e fora da Câmara de Vereadores, mediante o diálogo entre a Prefeitura, os empresários do transporte e a sociedade civil. 

É fundamental que o Ministério Público e a própria Prefeitura de São Luís façam uma parceria para convocar a população a debater e construir o processo licitatório.

A licitação é apenas um dos vários instrumentos da construção de uma política de mobilidade urbana para São Luís, que vai muito além da renovação da frota dos ônibus.

O ideal seria a realização de audiências abertas, nos bairros, mobilizando e envolvendo os cidadãos e cidadãs, as entidades organizadas, o poder público e a iniciativa privada.

Somente através do diálogo e da participação será possível construir uma política de mobilidade capaz de oferecer qualidade de vida à população.

Leia mais sobre a audiência realizada na Câmara dos Vereadores no site do movimento Nossa São Luís.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mano só está de fora quem não procura se informar!