Compartilhe

domingo, 22 de julho de 2012

O VAI-E-VEM DOS SOCIALISTAS EM SÃO LUIS

Antes de Weverton Rocha mandar derrubar o ginásio Costa Rodrigues, aquela praça esportiva foi palco de um importante evento na eleição de 2008 à Prefeitura de São Luís, quando Flavio Dino (PCdoB) liderou a chapa do então campo democrático-popular, com o vice Rodrigo Comerciário (PT).

Estava quase tudo acertado para o PSB juntar-se aos comunistas e petistas. As bandeiras vermelhas tremulavam no Costa Rodrigues, mas o prometido apoio dos socialistas caiu por terra.

O PSB foi para o ninho tucano, compor com João Castelo, indicando Helena Duailibe na vice, pouco tempo depois escorraçada pelo prefeito eleito.

Quatro anos depois, em 2012, após intensas batalhas internas, a direção nacional do PSB entregou o diretório de São Luís para o tucano convicto e socialista de ocasião Roberto Rocha, que virou vice de Edivaldo Holanda Junior (PTC), candidato de Flavio Dino a prefeito de São Luís.
O comunista Dino e o ex-tucano Rocha, agora no PSB e vice de Holanda Junior
Oficialmente o PSB está com Edivaldo Holanda Junior, mas os socialistas marcham fortes também com o prefeito João Castelo, através do ex-governador José Reinaldo Tavares, que ocupa um cargo estratégico na gestão municipal e na campanha à reeleição do prefeito.
Nem tudo está perdido: José Reinaldo passa uma chuva no ninho tucano até 2014
A disputa pelo PSB é apenas um detalhe na implosão do consórcio de candidaturas idealizado por Flavio Dino para ganhar a prefeitura.

Dino tinha quatro candidatos: Eliziane Gama (PPS), Roberto Rocha (PSB), Tadeu Palácio (PP) e Edivaldo Holanda Junior (PTC). Havia o acordo de que o nome ungido por Dino seria apoiado pelos outros três.

Dino escolheu Holanda e Rocha aceitou a vice, após tomar o PSB de José Reinaldo.

Os outros dois, Eliziane Gama e Tadeu Palácio, viraram candidatos à revelia de Flavio Dino.

José Reinaldo Tavares, um dos arquitetos do consórcio, abandonou o grupo no meio do caminho e aninhou-se no governo de João Castelo, arrastando uma banda do PSB.

Foi assim que, por alegoria, o Costa Rodrigues de 2008 desmoronou em 2012.

Porém, pode ser reconstruído. Está tudo combinado para 2014, quando Flavio Dino pretende reunir “as oposições” contra o candidato de José Sarney (PMDB) na disputa maior do Palácio dos Leões.

Enquanto José Reinaldo tenta convencer Castelo a trair o compadre Sarney, Roberto Rocha converte-se ao socialismo.

E Flavio Dino vai se virando como pode, abraçando todo mundo. As fotos são de Felipe Klamt.

2 comentários:

FRANCISCO ARAUJO disse...

Ed,
isso é o que denominei de Indistinção e homogeneização.. como parte da perpetuação desse mandonismo.

Reinaldo Lima disse...

Bom dia Ed Wilson, excelente o seu raciocínio. O diferente é só em sonho na realidade os partidos de oposição são complicados e sempre jogaram divididos. Não voto em nenhum dos candidatos vou votar na sigla do partido! Abraços. Reinaldo Cantanhêde Lima