Compartilhe

terça-feira, 17 de julho de 2012

CASTELO É OPOSIÇÃO A QUEM?

Na cabeça do cidadão comum, pouco interessado nos bastidores da política, o prefeito João Castelo (PSDB) é oposição à oligarquia Sarney.
Essa falsa dicotomia transporta-se para alguns blogues, jornais e emissoras de rádio, confundindo o público sobre os jogos de poder no Maranhão.
Entre João Castelo e José Sarney (PMDB) há pequenas divergências pontuais e uma convergência essencial: manter o Maranhão sob a hegemonia dos grupos conservadores e das práticas políticas atrasadas.
João Castelo e José Sarney (PMDB) são compadres e correligionários. O primeiro foi governador biônico, na ditadura militar, apoiado pelo segundo.
Em 2010, na eleição para o Governo do Estado, Castelo deu o comando para os vereadores apoiarem de corpo e alma a candidata Roseana Sarney (PMDB), contra Jackson Lago (PDT) e Flavio Dino (PCdoB).
O presidente da Câmara, Isaias Pereirinha, foi o coordenador da campanha de Roseana Sarney na região metropolitana de São Luís.
Agora, na eleição para a Prefeitura, Sarney e Castelo miram um adversário comum - Flavio Dino (PCdoB) - principal ameaça na eleição de governador em 2014. É isso que está em jogo agora em 2012.
Uma nuvem de fumaça sobre a conjuntura tenta colocar em polos opostos dois coronéis da política maranhense, mas eles se entendem.
A conspiração para cassar a candidatura de Tadeu Palácio (PP) tem as digitais do sarneísmo na sua pior versão – o castelismo.
A oligarquia Sarney apresentou à disputa o petista Washington Oliveira (WO), candidato sem expressão, despreparado, mero fantoche de Roseana e ventríloco de Lula, sem qualquer condição de ir ao segundo turno.
No cenário das pesquisas de hoje, com Tadeu Palácio fora do páreo (se for cassado), sobra como adversário de Castelo o candidato Edivaldo Holanda Junior (PTC), nome preferido de Flavio Dino.
Quando o segundo turno chegar, a oligarquia Sarney pode até mandar WO subir no palanque de Edivaldo Junior, dando-lhe um abraço de tamanduá, mas o apoio pra valer do Palácio dos Leões, aquele apoio que decide a eleição, será para Castelo.
Em troca Sarney vai fazer um pedido especial ao compadre prefeito: uma punhalada nas costas de José Reinaldo Tavares, principal desafeto do oligarca.
Esse pedido não será problema para Castelo, acostumado a ser traído e trair, como fez em 2010, ao abandonar Jackson Lago para apoiar Roseana Sarney.
Castelo só faz oposição de verdade aos moradores de São Luís, massacrando a cidade com buracos, lixo, transporte coletivo desumano e o trânsito desorganizado.
O adversário de Castelo é o povo, a quem dirige seus ataques com uma das piores administrações de São Luís em todos os tempos.
São estes dois últimos parágrafos que respondem à pergunta do texto.

Um comentário:

Laurinda Pinto disse...

Parabens, um texto muito bem elaborado. Continue assim e teremos muitos leitores informados.