Compartilhe

sexta-feira, 13 de julho de 2012

REFINARIA E DUPLICAÇÃO DA BR-135: MAIS DUAS FALÁCIAS DE ROSEANA

A grande promessa de campanha da então candidata a governadora Roseana Sarney (PMDB), em 2010, acaba de ser desmascarada.

Alçada à condição de maior investimento do Maranhão, a refinaria Premium da Petrobras é mais um projeto adiado, entre tantas promessas não cumpridas.

Projetada para Bacabeira, na região do Munim, a refinaria adiada soma-se a outra obra postergada indefinidamente - a duplicação da BR 135 – conhecida como rodovia da morte.

O Maranhão já foi o celeiro da agricultura irrigada (Projeto Salangô, em São Mateus).

Outro projeto falacioso - a Usimar (fábrica de componentes automotivos) - virou escândalo nacional pelo desvio de R$ 44 milhões da extinta Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia).

Todas as instituições públicas do Maranhão foram destruídas ou privatizadas (o Banco do Estado - BEM, a Emater, a Cemar, a Univima etc) e o Estado ficou à mercê de investimentos privados típicos do capitalismo predatório: a mineração da Vale, o agronegócio no sul e no Baixo Parnaíba.

Agora é a vez do eucalipto da Suzano, na região tocantina, virando a nova promessa de redenção do Maranhão.

A cada eleição a oligarquia Sarney inventa uma obra megalomaníaca para enganar o povo.

Na região do Munim, em Rosário, centenas de pais de famílias foram enganados com a implantação de um Pólo de Confecções. Era mais uma mentira sobre a mirabolante indústria têxtil do Maranhão.

Quem passa em Rosário olha os galpões abandonados e nenhuma camisa costurada.

Do Pólo de Confecções só ficou o prejuízo dos cooperativados junto ao Banco do Nordeste.

Na época, o presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) veio prestigiar a inauguração do empreendimento, que deu em nada.

A refinaria é promessa de Lula e Dilma. Mudaram os presidentes e o Maranhão nunca sai do atraso. Cada dia fica pior.

Um comentário:

Reinaldo Lima disse...

Boa noite Ed Wilson, você lembrou de assunto quase esquecido. Os rosarienses e circunvizinhos estão condenados pela família SarneY, e quanto mais são atirados no lamassal, mais eles votam neles! Bom seria se você lembrasse os nomes dos que roubaram o dinheiro da Fabrica de Confecções, foram denunciados pelo procurador Nicolau Dino 14 todos indicados pela governadora Roseanas. E, agora quem foi que faliu a Refinaria? Abraços. Reinaldo Cantanhêde Lima