Compartilhe

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

9ª FEIRA DO LIVRO ABRE NESSA SEXTA-FEIRA

A 9ª Feira do Livro de São Luís será aberta nesta sexta-feira (2), às 19h, na Casa do Maranhão. Com o tema "Cidade Livre, Cidade do Livro", a 9ª FeliS, promovida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), em parceria como o governo do Estado, se estende até o dia 11, na Praia Grande e em espaços culturais do Centro Histórico da cidade.

"A Feira do Livro já se consolidou no calendário de nossa cidade e é um grande evento que atrai todas as idades para desfrutar da cultura e da literatura juntas, em família, entre amigos. Essa é uma ferramenta efetiva para que nossos escritores sejam valorizados e para que nossos leitores sejam incentivados à busca do conhecimento e à prática da leitura", disse o prefeito Edivaldo.

A historiadora e professora da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Lourdinha Lauande Lacroix é a patrona do maior evento literário da capital em 2015. Os escritores Mário Meireles (in memoriam), Alberico Carneiro e Raimunda Frazão e a bibliotecária Mary Ferreira são homenageados na nona edição da Feira do Livro de São Luís.

A parceria com o governo do Estado, através das secretarias de Estado de Educação (Seduc); da Ciência e Tecnologia (Sectec); e da Cultura (Secma), reforçou os investimentos na feira. No retorno à Praia Grande, a Felis vai ocupar diversos espaços do centro histórico como Casa do Maranhão, Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Teatros João do Vale e Arthur Azevedo, Escola de Música do Maranhão, Praças Nauro Machado e da Criança, prédio do curso de História da Uema, entre outros espaços. A comercialização de livros será realizada em 48 estandes no espaço instalado no estacionamento da Praia Grande.

O escritor Antonio Carlos Secchin abre a programação oficialmente no sábado (3), às 19h, no Teatro João do Vale, com a conferência sobre o tema "Livro, leitura e liberdade: Drummond e Cabral, jovens leitores", abordando a obra do poeta mineiro e do pernambucano autor de "Morte e Vida Severina".

LITERATURA DE CORDEL

Os espaços exclusivos para a literatura de cordel e para o texto teatral aparecem como novidade na feira deste ano em São Luís. No Espaço Rima, poetas e cordelistas se encontrarão na Praça da Faustina, na bifurcação da Rua do Giz com João Gualberto e Humberto de Campos, todos os dias de realização da feira, a partir das 17h. A cordelista ribamarense Raimundinha Frazão, homenageada nesta edição, será presença cativa no espaço de rimas e repentes. A produção dramatúrgica e cênica maranhense será o foco central das atividades e palestras realizadas no auditório da Escola de Música Lilah Lisboa (Emem).

CONVIDADOS

Além da presença de escritores que pela primeira vez estarão no Maranhão, a Felis traz escritores que despontam no universo das letras pela abordagem engajada, como Daniel Munduruku, indígena paraense com título de doutor em Literatura, que vai proferir palestra sobre a oralidade do índio. Ele aproveitará a oportunidade para visitar as escolas da rede municipal de São Luís. Já a escritora feminista Clara Averbuck vai tratar em palestra sobre as novas tendências da prosa urbana brasileira. No elenco de escritores nacionais estão confirmados 34 nomes que participarão de palestras e rodadas de autógrafos no período de realização da feira.

Nesta edição da FeliS, letras e músicas se encontram em diversos eventos, entre os quais se destacam as presenças do poeta, filósofo e compositor Antônio Cícero (RJ), que falará sobre a relação da cidade com o livro; Marcelo Yuka (RJ), ex-baterista da banda O Rappa, em mesa de debate abordando ativismo e poesia entre os jovens.

Dois nomes de peso do Nordeste estarão na 9ª FeliS: o veterano Fausto Nilo, parceiro de Fagner e Zeca Baleiro em várias composições; e a contemporânea Karina Buhr, do Pernambuco.

LITERATURA

A programação da feira materializa a literatura em palcos distintos. Na Praça Nauro Machado, sempre às 17h, acontecerão intervenções artísticas. No Cine Teatro da Cidade e no Cine Praia Grande serão exibidos filmes exclusivamente para as crianças. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Sesc realizam em parceria toda a programação infantil que além de cinema terá contação de história, jogos infantis, e atividades de leitura.

9ª FELIS

Tema da Feira: Cidade Livre, Cidade do Livro

Patrona: Lourdinha Lauande Lacroix, historiadora e professora da UEMA

Homenageados: Alberico Carneiro, escritor, jornalista e editor do Suplemento Guesa Errante; Mary Ferreira, bibliotecária e professora universitária; Raimunda Frazão, cordelista e Mário Meireles, historiador (in memoriam).

Nenhum comentário: