Compartilhe

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

ESTRADA DE PAULINO NEVES A BARREIRINHAS VAI INCREMENTAR O TURISMO NA ROTA DAS EMOÇÕES

O Governo do Estado oficializou a construção da estrada que liga as cidades de Paulino Neves a Barreirinhas. O novo trecho permitirá a integração rodoviária do Maranhão à Rota das Emoções, ao lado dos estados do Ceará e Piauí, trecho fundamental para o turismo brasileiro. Fruto de uma parceria público-privada, a primeira fase de construção da estrada será executada pela empresa Ômega Energia, em seguida, o Governo do Estado prosseguirá com as obras de pavimentação do novo trecho.

Idealizada pelo ex-governador Jackson Lago, o projeto da estrada Paulino Neves a Barreirinhas ficou engavetado nos últimos anos. A construção da nova rota volta a compor o conjunto de prioridades do Executivo Estadual, fortalecendo o potencial turístico da região, consolidando a economia local, gerando emprego e renda.

“Vivemos um modelo de governança amplo, aberto e com parcerias eficazes. Este é mais um importante passo, a cada dia trabalhamos para criar um ambiente favorável ao empreendedorismo no Maranhão. Hoje há uma relação de maior qualidade entre o poder público e os investidores privados no Maranhão”, disse Dino.

A nova estrada, com 30 km, permitirá que os turistas percorram um trajeto menor entre Jericoacoara (CE) e as cidades dos Lençóis Maranhenses. Os 390 km percorridos a menos entre Barreirinhas (MA) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE) beneficiam turistas e também caminhões de cargas que economizarão tempo e recursos financeiros com a nova estrada.

“A estrada permitirá que as pessoas tenham o direito de ir e vir com tranquilidade, aquecerá a economia local, fortalecendo o turismo e diminuindo a distância entre as cidades dessa região tão importante”, disse Clayton Noleto, secretário estadual de Infraestrutura.

Os prefeitos Léo Costa (Barreirinhas) e Raimundo Lídio (Paulino Neves) participaram da solenidade e destacaram que este é um antigo sonho que agora se torna realidade. A estrada permitirá o fortalecimento do turismo e da economia regional. Conhecidos por suas belezas naturais, a integração entre os Parques Nacionais de Jericoacoara (CE), dos Lençóis Maranhenses (MA) e a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) incrementará o turismo nos três municípios, com grandes avanços nesta área.

A empresa Ômega Energia executará as primeiras obras de construção da estrada. Nos municípios maranhenses que integram a região, a empresa implantará um projeto de energia elétrica renovável existente em outros 15 estados brasileiros. O diretor de implantação da empresa, Gustavo Matos, assinou o termo que contribuirá com a construção da estada e destacou a importância do investimento para o Maranhão.

A rota envolve 14 municípios dos estados do Maranhão, Ceará e Piauí. Do Piauí são os de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia; do Maranhão, Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro; e do Ceará, Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.

Nenhum comentário: