Compartilhe

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

DO “PLANALTO” AO CONDOMÍNIO “CRISTO REI”: A GREVE DOCENTE DE 2105 NA UFMA

Bartolomeu Mendonça
Sociólogo, professor Colun-Ufma, coordenação Gedmma/Ufma, doutorando em Ciências Sociais e ex-diretor APRUMA-SS.

As últimas do condomínio da administração superior da UFMA, com o firme propósito de amordaçar o movimento docente, há mais de cem dias em greve, além de desastrosas, não têm nada de inéditas ou inovadoras, são cópias fidedignas do planalto. Utilizar-se da experiência de artificialização sindical replicada do governo federal em âmbito local, com todos os seus desdobramentos, foi o ato mais recente de bizarrice superior.

Aos moldes (ou ao mando) do planalto e utilizando-se de poder artificializado, o síndico do condomínio cristo rei (com seus partidos coligados) re-criou a invencionice sindical (ilegítima, ilegal, imoral), que mantém sob seu julgo, no cabresto curto, em troca de favores e migalhas administrativas, com o propósito de desmobilizar, confundir e sufocar o movimento docente histórica, legítima e legalmente constituído na APRUMA-SS do ANDES-SN.

No dia 30/09/15, o sítio oficial da UFMA des-informou: “Entidades sindicais decidem pelo fim da greve dos professores”, ato no mínimo suspeito (“entidades sindicais”, como assim? É pra rir?), vez que na UFMA existe uma única entidade sindical, a APRUMA-SS, e é quem possui legitimidade e legalidade para deflagrar o movimento paredista a partir do fórum de sua base de filiados; depois, porque sem existência objetiva, legal e legítima, a invencionice sindical do cristo rei (por não poder) jamais deflagrou greve efetiva nas cercanias do seu senhor, logo não poderia pôr fim naquilo que não lhe diz respeito.

Após essa habilíssima manobra, para não usar de outro adjetivo, a mídia coligada ao condômino cristo rei replicou atabalhoadamente, também para não usar outro termo, os desejos do (assim se achando) senhor do cristo rei, de dar fim ao movimento docente reivindicatório de melhores condições de trabalho, garantia de financiamento público para a universidade, reparação de perdas salariais, carreira docente.

O método pode parecer novo, mas as práticas de assédios e ataques são bem antigas, como também os fregueses que as sustentam. A invencionice sindical biônica não foi a primeira e nem será a última obra do condomínio cristo rei para intimidar, sufocar e confundir o movimento docente, como também não será capaz de desmobilizar ou enfraquecer a luta. O que os observadores atentos podem perceber é que, a despeito de tudo isso, A APRUMA-SS, fórum livre e legítimo dos professores da UFMA, revitaliza-se e segue firme, mais resistente do que nunca, na luta em defesa dos direitos dos docentes e da educação pública, gratuita e de qualidade.

Nenhum comentário: