Compartilhe

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

LANÇAMENTO NA FEIRA DO LIVRO: “ANDANÇAS AMAZÔNICAS”, DE ROGÉRIO ALMEIDA

“Andanças Amazônicas: educação, comunicação e cidadania” nomeia o dedo de prosa que o educador e comunicador Rogério Almeida fará na 9ª Feira do Livro de São Luís.  Graduado em Rádio pela UFMA, mas que prefere se indispor com a palavra escrita, Almeida vai compartilhar a sua trajetória como educador, assessor de movimentos sociais, escritor e comunicador no estado do Pará, onde mora desde 1999.

O escritor participa da feira a convite da Superintendência Municipal de Educação de Jovens e Adultos. A roda de conversa ocorre em dois momentos. O primeiro no auditório multimídia do Odylo Costa Filho, no dia 7, (quarta-feira), a partir das 20h. E a segunda na UEB Tancredo Neves, no bairro da Cidade Operária, a partir das 19h.

O colaborador dos sites Agência Carta Maior e Agência Pública de Jornalismo Investigativo, ambos com sede em São Paulo, ao longo de quase duas décadas no Pará, tem produzido conteúdos acadêmicos e narrativas jornalísticas sobre grandes projetos na Amazônia, e seus impactos junto às populações tradicionais.

“Araguaia-Tocantins: fios de uma História camponesa”, “Pororoca pequena: marolinhas sobre a(s) Amazônia(s) de cá” e “Territorialização do campesinato no sudeste do Pará” são os livros autorais. Criado entre os bairros da Camboa com a Liberdade, as andanças de Almeida no universo rural iniciaram na graduação, com atividade de extensão junto a ONG Associação Agroecológica Tijupá, e em seguida com a rede Fórum Carajás, onde começou a andar pelo Bico do Papagaio, a agitada fronteira do Pará, Maranhão e Tocantins, marcada pela aguda disputa pela posse da terra.

Nos últimos anos Rogério Almeida tem colaborado como educador em programas de formação de professores do campo no Instituto Federal do Pará (Ifpa) e na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), onde integrou a equipe de organização do livro “Memorial da Terra dos Castanhais: migração, luta pela e educação do campo”, a ser lançado em breve. O livro reúne 13 trabalhos de conclusão de curso em Licenciatura Plena de Educação do Campo. “A vivência junto ao universo camponês no sul e sudeste do Pará é uma espécie de pós graduação sem parede. É um aprendizado fantástico”, acredita Almeida, mestre em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Serviço - Andanças Amazônicas: educação, comunicação e cidadania

Dedo de prosa com o educador, comunicador e escritor Rogério Almeida

Quando: 07/10 (quarta-feira)

Onde: Auditório Multimídia do Odylo Costa Filho

Hora: 20h

Quando: 08/10 

Onde: UEB Tancredo Neves  (Cidade Operária)

Hora: 19h

3 comentários:

Eliana disse...

Que interessante! Na verdade os convidadis desta Feira do Livro, no geral, estão sendo muito bons!

Anônimo disse...

Só leio elogios a essa feira do livro. O evento esá ficando grande e cada dia mais lindo

Perpétua disse...

Conheço alguns de seus trabalhos, são muito bons!