Compartilhe

sábado, 2 de julho de 2016

PROCON FISCALIZA AEROPORTO DE SÃO LUÍS

Fiscais do Procon e Inmeq vistoriaram balanças das companhias aéreas
O Procon/MA e o Inmeq/MA fiscalizaram as balanças de bagagens do aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís. A iniciativa faz parte da Operação Férias e dá continuidade às ações realizadas no mês anterior durante o apagão ocorrido no local.

Os metrologistas do Inmeq-MA avaliaram as 28 balanças dispostas nos guichês de atendimento das empresas aéreas, conforme as normas técnicas do Inmetro. “Essa ação conjunta faz com o que o Procon/MA tenha acesso imediato aos laudos para garantir mais qualidade na prestação do serviço ao maranhense. Atualmente, estamos conduzindo uma investigação em prol da qualidade do aeroporto e da finalização das obras de ampliação. A ação conjunta dos órgãos irá subsidiar nossa investigação a fim de oferecer um aeroporto digno aos maranhenses”, afirmou o presidente do Procon/MA, Duarte Júnior.

De acordo com o presidente do Inmeq-MA, Geraldo Carvalho Júnior, seis balanças apresentaram irregularidade durante a primeira fiscalização solicitada pelo Procon/MA e realizada em maio. “Viemos aqui em maio deste ano e detectamos seis balanças com erros e todas já foram reparadas. Estamos voltando hoje pela terceira vez este ano para uma nova verificação, que é feita por meio de um teste de carga, onde colocamos diferentes pesos na área da balança para conferir se está em conformidade”, explica Geraldo Carvalho Júnior. 

Durante a ação, foram avaliados os critérios técnicos de pesagem, fidelidade e excentricidade, cuja margem de erro não pode ultrapassar o indicador máximo de 2% para mais ou para menos. Os fiscais do Inmeq-MA também verificaram outros itens da balança como o display, cujos dígitos devem estar legíveis; a existência do lacra amarelo e o selo de verificação do Inmetro que deve estar com a data de validade do ano seguinte.   

Após os testes, os fiscais constataram que as empresas atenderam à determinação emitida em maio para regularizar todas as balanças. Nenhuma delas apresentou erro, mas os fiscais do Procon/MA constataram que o sistema de ar-condicionado do aeroporto não estava funcionando adequadamente. A Infraero foi autuada por falha na prestação do serviço e tem o prazo máximo de 10 dias para apresentar defesa e corrigir as irregularidades.

Além de fazer parte da ‘Operação Férias’, as fiscalizações do aeroporto de São Luís têm caráter permanente a fim de assegurar a melhoria de qualidade até o término das obras de ampliação.

Nenhum comentário: