“A Crise Estrutural do Capitalismo e seus Impactos na
Educação Pública Brasileira” é o tema a ser debatido na XII Jornada do Grupo de
Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”- HISTEDBR e no X
Seminário de Dezembro do HISTEDBR-MA a serem realizados nos dias 2, 3 e 4 de
dezembro de 2014, no Centro de Estudos Superiores de Caxias, da Universidade
Estadual do Maranhão.
A abertura oficial acontecerá às 9h30 e será marcada pela Conferência Magna,
proferida pelo educador Demerval Saviani. Os eventos abordarão assuntos de
relevância para o processo de ensino e pesquisa na área da História da Educação
e para o debate das políticas educacionais.
De acordo com a organização, a temática em pauta contempla conteúdos de caráter
filosófico, histórico, pedagógico e político, como resultado de uma elaboração
coletiva, que vem sendo realizada desde a década de 1980, pela rede nacional de
pesquisadores do HISTEDBR, coordenada pelos professores Dermeval Saviani e José
Claudinei Lombardi, da Unicamp/ Faculdade de Educação – Departamento de
Filosofia e História da Educação.
Segundo a professora do IFMA – Campus Centro Histórico - Lícia da Hora,
pesquisadora do GT-MA HISTEDBR/Projetos Integrados, a XII Jornada agrega na sua
programação pesquisadores de destaque no campo da educação profissional,
referência para debates importantes no âmbito da organização do trabalho
pedagógico nos Institutos Federais.
Considerando o desenho pós-eleitoral para a educação
profissional pública com a proposta de expansão do PRONATEC, principal programa
para área da educação defendido pelo governo Dilma, o evento nacional da
Jornada do HISTEDBR não deixará escapar este relevante debate, apontando as
perdas do avanço do PRONATEC para educação pública e para qualidade da educação
nacional. Eis um dos impactos do capitalismo sobre a educação pública. O
PRONATEC veio para fortalecer o Sistema S, principal símbolo da agência de
qualificação técnica das industriais nacionais.
HISTEDBR
Em âmbito nacional, o HISTEDBR, ao longo de mais de 30 anos, fomentou a
pesquisa e a formação de educadores, tendo sido responsável pela ampliação da
produção historiográfica na área da história da educação, com a publicação de
obras fundamentais para a consolidação dessa área, a partir de uma perspectiva
histórica de longo alcance, abrangendo desde os primórdios da educação
jesuítica até a década atual do século XXI.
Tem um de seus grupos de trabalho vinculado à Universidade Federal do Maranhão,
HISTEDBR-MA, sob a coordenação colegiada da Profa. Dra Denise Bessa Leda
(UFMA), Profa. Msc. Izaura Silva (IFMA), Jean Marie Van Damme (ASP), Profa.
Dra. Maria de Fatima Felix Rosar (UFMA), Profa. Dra. Maria Regina Martins
Cabral (Instituto Formação) e Profa. Msc. Miriam Santos de Sousa (UFMA/CEPP).
O HISTEDBR-MA, responsável pela realização de evento anual, realizado no
Maranhão, ao longo de nove anos, juntamente com o CEPP e o Instituto Formação,
tem contribuído com a construção da história de participação da sociedade civil
nos rumos da educação nacional, desde o final dos anos 1980, quando se
organizou o primeiro Fórum em Defesa da Educação Pública no Maranhão. A partir de 2014 o grupo de pesquisa HISTEDBR
passou a ter um Grupo de Trabalho no IFMA, coordenado pela Prof. Lícia da Hora
e Alberico Nascimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário