Compartilhe

sexta-feira, 15 de abril de 2011

BANDA LARGA PARA TODOS

Várias entidades dos movimentos sociais vão deflagar a campanha "Banda larga é um direito seu! Uma ação pela internet barata, de qualidade e para todos", dia 24 de abril, simultaneamente em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília. Leia o informativo sobre a campanha:


A banda larga no Brasil é cara, lenta e para poucos, e está na hora de pressionar o poder público e as empresas para essa situação mudar. O lançamento do Plano Nacional de Banda Larga em 2010 foi um passo importante na tarefa necessária de democratizar o acesso à internet, mas é insuficiente. O modelo de prestação do serviço no Brasil faz com que as empresas não tenham obrigações de universalização. Elas ofertam o serviço nas áreas lucrativas e cobram preços impeditivos para a população de baixa renda e de localidades fora dos grandes centros urbanos.


Enquanto isso, prefeituras que tentam ampliar o acesso em seus municípios esbarram nos altos custos de conexão às grandes redes. Provedores sem fins lucrativos que tentam prover o serviço são impedidos pela legislação. Cidadãos que compartilham sua conexão são multados pela Anatel.


É preciso pensar a banda larga como um serviço essencial. A internet é instrumento de efetivação de direitos fundamentais e de desenvolvimento, além de espaço da expressão das diferentes opiniões e manifestações culturais brasileiras por meio da rede.


Neste dia 25, vamos colocar o bloco na rua: juntar blogueiros, ativistas da cultura digital, entidades de defesa do consumidor, sindicatos e centrais sindicais, ONGs, coletivos, usuários com ou sem internet em casa, todos aqueles que acham que o acesso à internet deveria ser entendido como um direito fundamental. Nossa proposta é unir os cidadãos e cidadãs brasileiros em uma vigília permanente em defesa do interesse público na implementação do Plano Nacional de Banda Larga e da participação da sociedade civil nas decisões que estão sendo tomadas.


O lançamento nacional da Campanha Banda Larga é um Direito Seu! Uma ação pela Internet barata, de qualidade e para todos será feito em plenárias simultâneas em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília, com transmissão pela Internet. O manifesto da campanha, a lista de participantes e o plano de ação estão no site www.campanhabandalarga.org.br. Participe.


SÃO PAULO (SP) - 19h


Sindicato dos Engenheiros de São Paulo


Rua Genebra, 25 – Centro (travessa da Rua Maria Paula)


RIO DE JANEIRO (RJ) - 20h30


Auditório do SindJor Rio


Rua Evaristo da Veiga, 16, 17º andar


SALVADOR (BA) - 19h


Auditório 2 da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia


Avenida Reitor Miguel Calmon s/n – Campus Canela


BRASÍLIA (DF) – A CONFIRMAR


Balaio Café


CLN 201 Norte, Bloco B, lojas 19/3

Nenhum comentário: