Compartilhe

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O DILEMA DE FLÁVIO DINO

O ex-deputado federal Flávio Dino (PC do B) está diante de uma decisão difícil de tomar, diante da pergunta: “ser ou não ser candidato a prefeito de São Luís em 2012?”

Se entrar na disputa pode atrair simultaneamente a ira dos seus principais adversários nas duas últimas eleições (2008 e 2010), respectivamente, o prefeito João Castelo (PSDB) e a governadora Roseana Sarney (PMDB).

Uma eventual candidatura de Flávio Dino levaria a uma aliança Castelo-Roseana logo no primeiro turno. Com a força das máquinas municipal e estadual, o prefeito e a governadora juntos são praticamente imbatíveis.

A vitória de Roseana Sarney na região metropolitana, em 2010, é sinal forte de uma nova dinâmica eleitoral na ilha. Roseana ganhou com o apoio do prefeito João Castelo, que mandou a Câmara Municipal agir nos bairros da capital.

O eleitorado de opinião encolheu em São Luís. Eleição majoritária aqui é decidida na periferia da ilha, onde os presidentes de associações e uniões de moradores atuam sob a mediação dos vereadores.

Uma candidatura de Flavio Dino seria viável em uma ampla articulação dos partidos de oposição. Dino teria de trabalhar também o delicado apoio do PT, essencial em uma aliança devido ao tempo de propaganda eleitoral.

Mas o PT não é seguro. Não há mais garantia de respeito às decisões de encontros e congressos. O partido já não faz sequer o que mais gostava: reunião.

Os diretórios de São Luís e o regional estão praticamente desativados. Agrava-se ainda a força pragmática do PT na vice-governadoria de Roseana, submissa aos interesses do grupo Sarney.

Flavio Dino precisa agir com cuidado e consultar os oráculos, ou seja, as pesquisas de opinião. Às vezes é melhor recuar, como ensinava o velho camarada Lênin: um passo atrás para dar dois à frente.

Em 2012, Dino poderia agir como catalisador de várias eleições em municípios estratégicos, costurando apoios para uma candidatura ainda mais consistente em 2014.

Ficar fora de uma disputa à Prefeitura de São Luís agora não significa anulação para o jogo de governador daqui a três anos.

Porém, os ensinamentos passados dizem o contrário. O único governador eleito em oposição ao grupo Sarney, Jackson Lago (PDT), governou São Luís três vezes.

Costumava-se dizer que São Luís era o farol da oposição, com base no velho jargão da “ilha rebelde”. Mas Jackson Lago acabou perdendo na capital em 2010.

Há também de observar as variáveis. Seria um bom cenário para Dino se Castelo e o grupo de Roseana tiverem candidaturas distintas em 2012. Nesse caso, abre-se a brecha para uma frente do campo democrático-popular.

São muitos cenários. O tempo urge e a cidade espera. Dino pode recuar, acumulando para o futuro, ou arriscar mais uma vez agora, quando só o imponderável da política vai trazer novas revelações.

7 comentários:

Anônimo disse...

Roseana tem luz própria e eleitorado cativo de um terço de São Luís e , mesmo com a trairagem de Castelo operando a periferia com os vereadores , a máquina e o derrame de dinheiro público , ela teve 43% dos votos. Veja , ela mesma não alcançou 50% mais hum . Assim , é pouco provável ela eleger um candidato do grupo , porém escutei de um membro do grupo , que eles estarão presentes na disputa de 2012 , pois ausentar-se , compromete as chances do grupo na disputa de 2014 .

Anônimo disse...

O cara vai passar quatro anos fora da confusão da política ? Esse povo tem pouca memória . Acho que eleger prefeitos em 2012 não é garantia de contrapartida em 2014. O próprio Flávio Dino foi , em 2010 ,vítima de vira-casacas , o finado Jackson Lago nem se fala , a começar pelo mais caro prefeito que ele elegeu , que foi o traíra do Castelo ( a desculpa mais comum é a necessidade administrativa de prefeituras que precisam do governo do estado ).Acredito que as pesquisas , no início de 2012 , serão decisivas . Estou entre os que defendem ardorosamente a candidatura do Flávio Dino em 2012. Esperar por 2014 , com uma oposição tão canalha ! de candidato a senador pela oposição que troca figurinha com a oligarquia ?

Marden ramalho disse...

Ed, Flávio Dino será candidato a prefeito. espera só.

abraço

Anônimo disse...

Se as pesquisas derem 20% das intenções de voto ao Flávio Dino , ele fica obrigado a entrar na disputa pois não se deve arranjar cascaria com eleitor , ele esmurece. Se Flávio tiver pouco recurso para disputar São Luís , como arranjará para disputar o Maranhão ?

Anônimo disse...

Tambem acho que o papel de Flavio Dino em 2012 e articular a oposicao por todo o Maranhao, visando 2014! Ele pode muito bem apoiar um candidato em Sao LUis, acredito que o Bira seria o ideal!

Anônimo disse...

O problema é que Bira será candidato pelo PT de Sarney, logo, não será candidato da oposição, mas da situação!!!

Ao ouvir as palavras do presidente do PDT municipal, Moacyr Feitosa, o PDT, o PSB podem apoiar o PCdoB de Flávio Dino...

Aí sim, teríamos uma coligação poderosa para derrotar Castelo e Sarney!!!

Maria José

Anônimo disse...

Todo dia eu vejo Caostelo comprando apoio com o dinheiro do povo . O problema é que ele tá chamando os políticos e os partidos e se esquecendo do povo . Estamos na Capital e São Luís tem um razoável eleitorado independente e que não vende voto .
Prá todo lado o povo reclama que castelo é um traidor .Política também é conhecimento e lembrança do nome . Em 2008 , Flávio Dino era pouco conhecido em São Luís , agora são outros quinhentos .