Compartilhe

terça-feira, 19 de abril de 2011

RICARDO MURAD: O HOMEM-PROBLEMA DE ROSEANA SARNEY

Os 100 pífios dias do governo Roseana Sarney (PMDB), somados aos outros dois mandatos, repetem a tragédia maranhense com requintes de crueldade. Até o convênio com o hospital Aldenora Belo, especializado em tratamento de câncer, foi suspenso.



A tesoura acionada pelo secretário de Saúde Ricardo Murad, cunhado da governadora, é de uma falta de sensibilidade e crueldade sem limites no "melhor governo da minha vida".



Ricardo foi posto na secretaria de Saúde após ser derrotado na eleição para presidente da Assembléia Legislativa, onde pretendia ser uma espécie de "primeiro-ministro" do Maranhão.



Percebendo o golpe, Roseana acionou outros aliados para derrotar os planos do cunhado, contando também com o apoio da oposição. Murad acabou virando um consenso às avessas. Ninguem o queria presidindo a Assembléia.



Na Secrataria de Saúde, Ricardo deixou grande parte da população de São Luís sem água. O Sistema Italuis estrangulou, após sucessivos rompimentos, e não há solução a curto prazo.



Sob o controle da Secretaria de Saúde, a Caema não consegue resolver o problema de abastecimento d'água e ainda polui a cidade de São Luís com o lançamento generalizado de esgotos em todos os bairros.



Os 72 hospitais prometidos na campanha de Roseana não saíram do papel. As maquetes de Duda Mendonça tinham tempo de validade - a campanha eleitoral.



Ricardo está no centro das maiores crises do Palácio dos Leões.



Além da saúde caótica, o governo Roseana mergulhou a Educação no caos. Massacrou os professores em greve para tentar, no desespero, criar uma agenda positiva através de um esquema de propaganda favorável à volta às aulas.



A métáfora do governo Roseana é a figura de um monstro, forte e grande, de tal forma poderoso e agigantado, que não consegue mais andar.



Assim, esse mastodonte inerte rege o nada no Maranhão. Nenhuma das promessas de campanha foi cumprida. A dita "revolução na educação" ficou só na frase de efeito.



Roseana não conseguiu sequer um titular para a Secretaria de Educação. Após a desastrosa gestão do PT sarneísta (Anselmo Raposo), assumiu a interina Olga Simão e foi ficando até hoje.



O deputado federal Pedro Fernandes (PTB) só assumiu a Secretaria de Cidades recentemente, passados quase 100 dias do mandato. A Secretaria de Juventude, prometida para o deputado estadual Roberto Costa (PMDB), não foi preenchida até este abril despedaçado.



Costa é o único parlamentar na Assembléia Legislativa a fazer a defesa do governo falido de Roseana Sarney. Por isso parte do núcleo decisório do Palácio dos Leões não quer tirá-lo do mandato.



O deputado sabe também que ganha maior visibilidade na tribuna. Já que o governo não funciona, é mau negócio assumir uma secretaria para sofrer desgastes.



É melhor apanhar e atacar na tribuna, onde ganha pelo menos fama.



E por falar em glamour, os esgotos e buracos de São Luís vão virar boulevard na Marquês de Sapucaí. O circo está armado para homenagear os 400 anos da capital.



Olha a Beija-Flor aí gente. Chora cavaco.

Nenhum comentário: