Compartilhe

segunda-feira, 11 de abril de 2011

GUERRA DA ÁGUA EM SÃO LUÍS

O acesso aos bairros da área Itaqui-Bacanga foi interditado na manhã de hoje por manifestantes indignados com a situação do abastecimento d'água.


A manifestação é um recorte da situação de milhares de residências em São Luís. Há décadas a capital tem racionamento ou seca total nas torneiras.


Enquanto a ciência avança na exploração da Lua e de Marte, o Maranhão ainda vive racionamento d'água.


Não conseguimos sequer levar o líquido até as torneiras, enquanto outras capitais desenvolvidas lutam para tratar a água fornecida aos consumidores.


O Sistema Italuis está à beira de um colapso. O rio Itapecuru virou um esgoto a céu aberto. O Parque Estadual do Bacanga, responsável por 25% do abastecimento da capital, é constantemente ameaçado por invasões e depredação ambiental.


Por absurdo que possa parecer, o prefeito João Castelo (PSDB) tentou construir um hospital dentro da área do parque. Para onde iria o esgoto d hospital? Certamente Castelo mandava despejar dentro dos mananciais.


Mas o grande responsável pelo abastecimento de água em São Luís é a Companhia de Saneamento Ambiental (Caema), agora sob o comando de Ricardo Murad, cunhado da governadora Roseana Sarney (PMDB).


A falta d’água há décadas é um dos maiores sinais do subdesenvolvimento do Maranhão. Com a educação falida e a saúde caótica, “o melhor governo da minha vida” prepara o próximo tiro.


Vão matar de sede o povo do Maranhão.

Nenhum comentário: